Header Ads




Unidade atende 471 pessoas com sintomas gripais na grande área da Nova República

Nova arma contra covid-19 - Prefeitura implantou Unidade de Atendimento Descentralizado para síndromes gripais na grande área da Nova República
Prefeito Nélio Aguiar acompanhou de perto o inicio dos trabalhos na Unidade

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), implantou na manhã desta segunda-feira, 25, mais uma Unidade de Atendimento Descentralizado para tratamento de pessoas com síndromes gripais. A Unidade implantada na Escola Princesa Izabel, na grande área da Nova República, atenderá no horário de 08h às 18h, de segunda a sexta. Em seu primeiro dia de funcionamento já atendeu 471 pessoas com sintomas gripais. É Mais uma arma de combate ao avanço da covid-19 no município, que funcionará na prevenção do agravamento dos casos. A primeira Unidade foi implantada na escola Ubaldo Correa, na rodovia Fernando Guilhon, e já atendeu mais de três mil pessoas. O prefeito Nélio Aguiar acompanhou pessoalmente o inicio dos trabalhos juntamente com o vereador Alaércio Cardoso, da Comissão de Saúde da Câmara Municipal.
Centenas de pessoas foram em busca do atendimento neste primeiro dia

O coordenador das Unidades, Lauro Corrêa, reforça a importância do serviço para a contenção de novos casos de coronavírus em Santarém. “Esse serviço é muito importante para a população, pois estamos conseguindo detectar mais rápido se as pessoas estão acometidas ou não pelo novo coronavírus. Os pacientes passam por avaliação de médico, isso facilita que o tratamento seja mais eficaz do ponto de vista, da intervenção imediata em casos positivados e de pessoas com outras síndromes gripais, que já saem da Unidade com um tratamento específico e orientações quanto ao uso dos medicamentos” explicou o coordenador.
Neste primeiro dia de atendimentos, a secretária de Saúde, Dayane Lima, também avaliou os trabalhos. “Considerando a boa experiência que tivemos nos serviços de saúde da Unidade de Atendimento descentralizado na Escola Ubaldo Corrêa, na grande área do Santarenzinho, trouxemos aqui para a Nova República este importante serviço que hoje atende com sucesso e facilita o acesso da nossa população à consulta com nossos profissionais da saúde, em um total de 19 profissionais, que estão na linha de frente deste importante trabalho para a prevenção e tratamento de agravos das síndrome gripais e enfrentamento ao novo coronavírus” destacou Dayane.
O prefeito Nélio Aguiar esteve na Unidade neste primeiro dia de atendimento e falou sobre a importância desse primeiro atendimento como medida de prevenção ao novo coronavírus. “Esse primeiro atendimento ajuda a desafogar as unidades especializadas mais avançadas como a UPA 24 e salva vidas. O agravamento dos quadros clínicos pode ser impedido com maior eficácia e a população fica mais protegida. A Princesa Izabel é o avanço de um projeto que iniciou na grande área do Santarenzinho e está sendo um sucesso”, destacou Nélio Aguiar.
A Unidade de Atendimento Descentralizado da grande área da Nova República conta com 19 profissionais, dentre eles, médicos, enfermeiros técnicos, farmacêuticos, fisioterapeutas dentre outros, que neste primeiro dia atendeu 471 pessoas, com os seguintes procedimentos:

- Consulta médica: 312

- Teste positivos: 07

- Teste Negativos: 13
Sobre os atendimentos da Unidade que funciona da Escola Ubaldo Corrêa, na grande área do Santarenzinho a coordenação informou seu funcionamento, são atendidas em média 550 pessoas, que desde o primeiro dia já atendeu 3.064 pessoas, 1.944 consultas médicas, dessas consultas, 23 transferências para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, que apresentaram um quadro característico para atendimento da UPA. Dos testes rápidos, 83 pessoas foram positivas para o novo coronavírus.

Blogdocarpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário