Header Ads


359 anos de Santarém - Prefeitura investe em tecnologia e entrega tablets que irão otimizar trabalho de ACS's

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entregou aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS's), na manhã desta terça-feira (30), 293 tablets que vão agilizar os trabalhos de acompanhamento das famílias nas diversas regiões do município. A solenidade, no ginásio da Escola Municipal Padre Manoel Albuquerque, obedeceu aos critérios de combate à pandemia e contou com poucos presentes. 
Foram entregues para os servidores da zona rural tablets Samsung Galaxy com várias funções. A tecnologia inserida no trabalho dos agentes dispensa o uso de papel e agiliza a emissão de dados no sistema e-sus. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dayane da Silva Lima, o município adquiriu 600 equipamentos, com um investimento de R$ 296.270,00 que permitirá agilidade nos trabalhos dos ACS's, inclusive no atendimento às famílias. Os tablets dos agentes da cidade serão entregues em outra ocasião. "Priorizamos os agentes do interior por entendermos que na área urbana o acesso ao computador e a internet é mais fácil", ressaltou Dayane Lima. 
A titular da Semsa também enfatizou outros investimentos nos trabalhos dos ACS’s, que têm papel importante no Sistema Público de Saúde, principalmente nesse período de pandemia em que, a presença dos agentes tem tornado possível identificar casos do novo coronavírus, permitindo até mesmo o atendimento precoce. Dayane Lima anunciou para os próximos dias a entrega do uniforme dos Agentes Comunitários de Saúde.

A representante do Sindicato dos Trabalhadores na Saúde Pública do Pará, Débora Rego, enfatizou o momento como resultado de luta conjunta da entidade com os agentes de saúde e o prefeito Nélio Aguiar. "Além de facilitar no trabalho de vocês, a entrega desses tablets também motiva para novas conquistas”, enfatizou a sindicalista para os ACS’s.
A coordenadora de Atenção Básica da Semsa, Sueleide Bonfim, destacou a solenidade como um dos momentos mais importantes em seus 25 anos de atuação no programa. “É um motivo de muita alegria pela conquista de um sonho pelo qual temos lutado há muitos anos, mas que apenas com a sensibilização e o empenho do prefeito Nélio Aguiar foi possível realizar. O zelo pelos equipamentos é o reconhecimento para a importância que representa no trabalho de cada um de vocês ACS’s”, destacou.

Confira outras ações e obras entregues por ocasião dos 359 anos de Santarém

Os vereadores Tadeu Cunha, Júnior Tapajós e Chiquinho da UMES também participaram da solenidade. Em nome da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Santarém, Cunha ressaltou o trabalho realizado pelo prefeito Nélio Aguiar e sua equipe, com o apoio do parlamento, para melhorar as condições de trabalho dos servidores e o atendimento à população. “Usando equipamentos modernos, por exemplo, as ações dos agentes de saúde são fortalecidas”, disse o parlamentar.
A ACS Natália Gomes, da comunidade Tabocal, enfatizou que, como os tablets agilizam o lançamento de dados no sistema e-sus, eles podem acompanhar por mais tempo as famílias. “Antes precisávamos fazer anotações e depois ir ao posto de saúde lançar tudo no sistema. Agora, já podemos fazer isso durante a visita às famílias ou em nossas casas. Então agora podemos fazer uma visita melhor, sem pressa”. Natália atende 666 comunitários em 206 famílias.

O vice-prefeito José Maria Tapajós também ressaltou a importância dos tablets para os agentes de saúde e enfatizou que, na gestão Nélio Aguiar, os benefícios não acontecem apenas na área urbana, contemplando o homem do campo. “Eu também sou do interior, como boa parte da população urbana é originária da várzea, região de rios ou planalto. Por isso, estamos reforçando o atendimento para quem mora mais distante da cidade. A compra desses equipamentos é ainda um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos agentes que, com a experiência de cada um, podem conseguir novos avanços”.
Ajustes - O prefeito Nélio Aguiar enfatizou em seu pronunciamento os ajustes financeiros que foram feitos desde o início do seu governo, em 2017, que tornaram possíveis os investimentos que agora chegam à população. “Além de equipar melhor cada um (ACS), também passamos a pagar periculosidade e, tão logo tenhamos recursos suficientes, outros benefícios serão feitos por entendermos a importância do serviço dos Agentes Comunitários de Saúde.”

Nélio ressaltou ainda a parceria que vem acontecendo com os servidores, o sindicato da categoria e a base aliada do governo para agilizar a melhorias necessárias para Santarém.

BLOGDOCARPÊ 

Nenhum comentário