Header Ads




Ambulatório itinerante atenderá pacientes gripais em Alter do Chão e bairro Prainha, em Santarém

Ambulatório Itinerante para atender pacientes com quadros gripais em Santarém — Foto: Agência Santarém/Divulgação

Dando sequência nos atendimentos itinerantes em Santarém, no oeste do Pará, o ambulatório para pessoas com síndromes gripais será realizado em dois locais no município: vila de Alter do Chão e bairro Prainha. Os serviços serão disponibilizados durante dois dias em cada um dos locais, iniciando nesta quinta-feira (11). Em todos os dias os atendimentos serão de 8h às 17h.

De acordo com o coordenador das unidades descentralizadas de saúde, Lauro Corrêa, em Alter do Chão o ambulatório será montado na Escola Municipal Antônio de Sousa Pedroso, localizada na Rua Pedro Teixeira, e funcionará na quinta (11) e sexta-feira (12). No bairro Prainha, os serviços serão disponibilizados na Escola Municipal Padre Manuel Albuquerque, no sábado (13) e domingo (14).

As pessoas que apresentarem sintomas gripais devem se direcionar para um dos ambulatório portando cartão SUS, RG e CPF. O paciente será consultado, notificado e receberá medicação preconizada pelo Ministério da Saúde para tratamento dos sintomas.

O paciente passará por uma triagem para verificação da temperatura, oxigenação do sangue, pressão arterial. Em alguns casos, o profissional de saúde fará a verificação de glicemia. Em seguida será realizada a consulta médica.

"Dependendo do quadro clínico do pacientes ele pode ser levado para a UPA-24h. Se ele apresentar alterações, o médico pode solicitar a transferência", informou Lauro Corrêa.

Para ser monitorado pelas equipes de saúde, o paciente também assina um termo de notificação, se responsabilizando em cumprir isolamento domiciliar.

O ambulatório foi uma forma encontrada de dar mais oportunidade de atendimento as pessoas que apresentam sintomas gripais e também para desafogar o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Descentralizadas.

Por G1 Santarém 

Nenhum comentário