Header Ads




Centro do Aritapera e Igarapé do Costa receberam ações de saúde da Prefeitura contra a covid-19

Prefeito Nélio Aguiar acompanhou de perto as ações junto da secretária Dayane Lima

A Ação Itinerante de Saúde contra a covid-19 da Prefeitura de Santarém, realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), finalizou seus atendimentos neste domingo, 14, em quatro comunidades da região de várzea: Piracãera de Cima, Boca de Cima do Aritapera, Centro do Aritapera e Igarapé do Costa. O prefeito Nélio Aguiar e a secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, acompanharam hoje os atendimentos na comunidade de Centro do Aritapera e Igarapé do Costa. Os vereadores Jandeilson Pereira e Alysson Pontes também estiveram presentes acompanhando os trabalhos.
Marcelo da Rocha levou toda a família para ser atendida e elogiou os trabalhos

Marcelo da Rocha Corrêa, de 42 anos, esteve na escola municipal Santíssima Trindade da comunidade de Centro do Aritapera que serviu de base para os atendimentos. Usando máscara de proteção fácil e portando álcool em gel, Marcelo levou a esposa e os três filhos para serem atendidos.

“Estávamos sentindo os sintomas e estamos há 30 dias isolados. Essa ação itinerante chegou em boa hora. Só temos a agradecer. É uma ideia que ajuda bastante os ribeirinhos que têm enorme dificuldade em sair para ir até Santarém. Fomos examinados, fizemos o teste rápido e recebemos medicamentos. Tudo rápido e com muita eficiência”, diz Marcelo.
Testes rápidos foram realizados para detecção da covid-19

No Centro do Aritapera, uma equipe multiprofissional coordenada por quatro médicos atendeu 50 pessoas com sintomas gripais, realizou 31 notificações de suspeita de covid-19, realizou 32 testes rápidos (14 positivos) e dispensou 971 medicações.

“É uma ação que está dando resultado positivo. Uma forte arma contra o avanço da covid-19. Outras comunidades ribeirinhas vão receber a nossa equipe da Ação Itinerante”, disse Dayane Lima.
Equipe de médicos que realizou as consultas no Centro do Aritapera

Ontem, 70 pessoas foram atendidas nas comunidades de Piracãoera de Cima e Boca de Cima do Aritapera. O trabalho de prevenção evita a ocupação de leitos hospitalares e salva vidas. A oferta de serviços durante a ação seguiu o mesmo padrão do que já é feito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), referência em atendimento de pessoas com covid-19. Os pacientes passaram por triagem, consulta com médico até a entrega de kits com medicamentos, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.

O prefeito Nélio Aguiar informou que os trabalhos não param e dezenas de comunidades receberão as ações da equipe itinerante da Semsa. “Sabemos da dificuldade imposta pelo vírus e por nossa condição de cidade amazônica, mas não estamos medindo esforços no sentido de cuidar de toda a nossa população. Vamos manter nossas trincheiras e com a ajuda de todos vamos vencer esse inimigo invisível”, disse Nélio Aguiar.
Pacientes receberam medicamentos após atendimento

Blogdocarpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário