Header Ads


Com estoques baixos, Hemopa convoca doadores para abastecer banco de sangue em Santarém

Hemopa Santarém convoca doadores para aumentar estoque de bolsas — Foto: Fábio Cadete/G1

Referência no abastecimento de sangue para hospitais e unidades de saúde de 20 municípios da região oeste do Pará, o hemocentro de Santarém está com o estoque de bolsas muito baixo e precisa de doações.

A direção do Hemopa Santarém confirmou que o centro conta com apenas oito bolsas do tipo O positivo e somente uma do tipo O negativo na manhã desta quarta-feira (17) e por isso convoca os doadores para aumentar essa quantidade e não prejudicar o abastecimento.
“Nós temos só uma bolsa de O negativo e deixamos apenas para casos de urgência, para que possamos dispensá-la. O estoque é nossa grande preocupação. A gente tem que ter as bolsas para poder atender os hospitais aqui de Santarém mais os hospitais do interior”, explicou o gerente do hemocentro, Joaquim Azevedo.

A queda nas doações está relacionada à pandemia do novo coronavírus, que faz com que as pessoas deixem de sair e buscar o hemocentro, até por conta das orientações de saúde. No entanto, o Hemopa segue precisando das doações e pede que as pessoas tirem um tempo para fazer essa boa ação.

“A gente precisa atender todos os municípios e todas as solicitações que chegam. Sangue é vida"

"Quando um paciente está em uma mesa cirúrgica ou acamado, precisando de sangue, nós temos que ter aqui todos esses componentes para atender”, afirmou.

Horário especial de aniversário

Na próxima segunda-feira (22), será comemorado o aniversário da cidade de Santarém. E neste dia, o hemocentro, que funciona normalmente das 7h às 13h, vai ampliar o horário de atendimento.

As doações ocorrerão das 7h às 17h e a ideia é alcançar servidores públicos e outros profissionais que estarão de folga nesse dia. “A gente espera que na segunda-feira a gente faça uma coleta de pelo menos 70 bolsas para poder iniciar a semana com um estoque bom.

Como e onde doar

Para doar sangue, é preciso ir à sede do Hemocentro em Santarém e apresentar documento de identidade (RG). O prédio fica localizado na avenida Frei Vicente, bairro Aeroporto Velho e funciona de segunda a sexta-feira de 7h às 13h.

Por conta da pandemia, o Hemopa também disponibiliza um agendamento do dia e horário doação, através do número (93) 99120-7170.

Quem pode doar

Qualquer pessoa em bom estado de saúde com idade entre 16 e 69 anos e com mais de 50 kg pode doar. É preciso manter uma boa alimentação nas 4h que antecedem a doação. Quem tomou a vacina da febre amarela ou gripe, não pode doar em menos de 30 dias.

Critérios para doar sangue

Ter acima de 50 kg
Estar bem de saúde
Ter idade entre 16 e 69 anos
Estar bem alimentado
Apresentar documento original com foto
Menores de 18 anos precisam de autorização
Homens podem doar a cada 60 dias
Mulheres com intervalo de cada 90 dias

Fonte G1 Santarém 

Nenhum comentário