Header Ads


Comitê de Gestão de Crise decide pela reabertura de shoppings em Santarém a partir do dia 17

Reunião do Comitê de Gestão de Crise decidiu pela reabertura dos shoppings em Santarém — Foto: Maurício Rebouças/Tv Tapajós

Após quase três meses de fechamento devido as medidas preventivas para evitar o contágio pelo novo coronavírus, os shoppings Rio Tapajós e Paraíso, em Santarém, oeste do Pará, devem voltar a funcionar na próxima quarta-feira (17). A decisão foi tomada na manhã deste sábado (13), durante reunião entre os membros do Comitê de Gestão de Crise, na Prefeitura. O horário será reduzido, de 12h às 20h.

Salões de beleza e barbearias, estabelecimentos de outro segmento que está inserido em serviços não essenciais, também terão o funcionamento liberado, observadas regras contidas em um novo decreto municipal que será publicado pela Prefeitura de Santarém. O atendimento deverá ser feito por agendamento.

A exemplo do que já ocorre nos grandes centros onde os shoppings voltaram a funcionar há alguns dias, medidas de segurança devem ser adotadas, como aferição de temperatura dos clientes e funcionários das lojas, uso de óculos e viseiras pelos funcionários, disponibilização de álcool gel em área de circulação comum e nas lojas, limitação de acesso, sinalização de solo para distanciamento, entre outras.

Cinema, praça de alimentação e áreas de lazer ainda não serão autorizados a funcionar nesse primeiro momento, por medida de segurança.

"Observamos uma curva descendente da taxa de contágio e isso nos permite autorizar a reabertura de algumas atividades. Mas, um decreto será publicado com as regras que devem ser seguidas para evitar aglomeração, manter o distanciamento e assim, evitar o contágio do novo coronavírus. Vamos observar os números, e caso a gente perceba que houve alteração com aumento de casos, essas decisões podem ser reavaliadas", observou o prefeito Nélio Aguiar.

De acordo com o prefeito Nélio Aguiar, a reabertura gradual de restaurantes, bares e academias será pauta de reunião do comitê na próxima semana.

Por G1 Santarém 

Nenhum comentário