Header Ads




Governo do Estado firma convênio para ampliação do Hospital Municipal de Monte Alegre

Estrutura garantirá atendimento também para outros municípios da região da Calha Norte
Convênio foi firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Monte Alegre

O governo do Estado reforça o compromisso de estruturar e garantir melhores condições na área da saúde em todas as regiões do Pará. Desta vez, o benefício alcança a região da Calha Norte, com o convênio firmado para a reforma e ampliação do Hospital Municipal de Monte Alegre. Neste sábado (6), o governador Helder Barbalho cumpriu agenda de trabalho na cidade e formalizou o convênio com a prefeitura municipal.

Essa é a primeira reforma da unidade hospitalar que já tem 60 anos de fundação. “Esse é um momento de muita alegria. Eu fui diretor desse hospital e já estou aposentado pelo Ministério da Saúde. Toda a estrutura dele é daquele tempo, os materiais, a parte hidráulica de ferro que não existe mais, a parte elétrica", recorda o prefeito Jardel Vasconcelos.

A obra do hospital contará com um investimento de R$ 3,6 milhões por parte do Estado somado a mais R$ 1.196.000 da prefeitura. "Nós conversamos com o governador quando ele esteve na inauguração dos cinco quilômetros da PA-423. Ele reafirmou o compromisso de firmar o convênio desde que o município apresentasse um projeto na Secretaria de Saúde do Estado. Ele queria reforçar não apenas Monte Alegre, mas essa cadeia de hospitais municipais para implantar serviços de pelo menos média complexidade”, informou Jardel Vasconcelos.
Hospital Municipal de Monte Alegre será reformado e ampliado, reforçando assim o atendimento na região da Calha Norte

De acordo com o governador Helder Barbalho, a parceria com os municípios tem sido muito importante, “para garantir o fortalecimento da atenção básica, com atendimento precoce para sintomas leves e moderados, evitar o agravamento do quadro do paciente e fazer com que a retaguarda esteja assegurada".

"Para se ter uma ideia, antes da Covid-19, o Hospital de Santarém tinha 20 UTIs para todas as enfermidades. Agora, além das 20 existentes, mais 63 foram agregadas. E nós vamos prosseguir avançado, trabalhando e respeitando as peculiaridades de cada região”, afirmou Helder.

Hoje o hospital de Monte Alegre conta com 08 leitos cirúrgicos, 22 clínicos e 10 pediátricos. “Teremos a ampliação de mais cinco leitos e as adequações no centro cirúrgico e todo o espaço de internação. É marcante para a nossa história e para suprir a necessidade dos usuários do sistema de saúde”, afirmou o secretário municipal de saúde, Clóvis Freitas.
Compromisso com a saúde - O investimento do governo do Estado chega também em outros municípios da região. “Temos dialogado para fortalecer o Hospital Regional de Santarém nesta composição que garanta que os municípios atendam a sua sociedade local como as dos demais municípios como Prainha, Almeirim, Terra Santa e Faro. E com isso, nós possamos assegurar uma assistência adequada em saúde para todo o Estado do Pará”, declarou o chefe do executivo paraense.

"Nós temos um compromisso com a região da Calha Norte de fortalecer a estrutura em todos os municípios, garantindo que as cidades tenham os seus hospitais equipados e estruturados para que a população esteja bem assistida. Por isso temos feito investimentos em Oriximiná, Monte Alegre, Alenquer, Juruti, Óbidos" - Helder Barbalho, governador do Pará.

O município de Monte Alegre também tem recebido equipamentos de proteção individual e medicamentos para o combate à Covid-19.

O deputado federal José Priante destacou a presença do governo do Estado nos municípios para o enfrentamento da pandemia. “É fundamental essa política de combate e a estratégia de fortalecer os hospitais municipais para diminuir o fluxo de deslocamento da população em busca de atendimento”, disse Priante.

Henderson Pinto, secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, reforçou que o convênio é mais uma etapa do compromisso com os municípios da Calha Norte. “Isso vai fazer com que tenhamos uma estrutura melhor para atender essa região de Monte Alegre e municípios vizinhos”, afirmou o secretário.

Blogdocarpê com informações Agência Pará

Nenhum comentário