Foto: Reprodução
De acordo com a mineradora Vale, o projeto envolve a expansão da capacidade de produção da matéria-prima siderúrgica de 6Mt/ano para 10Mt/ano, durante um período de vida útil de aproximadamente 11 anos. Nenhum valor de investimento foi fornecido.
“Foram cerca de quatro anos aguardando essa licença preliminar que permitirá, em três meses, quando houver uma licença de instalação, o início das obras para expandir o projeto de extração de ferro”, afirmou o governador do Pará, Helder Barbalho, em comunicado.
“Isso representa cerca de 1.300 novos empregos para construção e aproximadamente 1.100 empregos quando o projeto está em operação”, completou.
A Vale possui operações de mineração em Serra Norte, subdividida em três áreas principais e duas principais plantas de beneficiamento, desde 1984. Em 2014, a Vale abriu uma planta de mina e beneficiamento em Serra Leste, enquanto a operação Serra Sul, onde está localizada a principal mina S11D da empresa, foi iniciada em 2016.
ÁREAS DE EXPLORAÇÃO
Enquanto isso, a Agência Nacional de Mineração (ANM) iniciou uma audiência pública para verificar a disponibilidade de 500 áreas para exploração. Essa audiência terá duração de 30 dias e a ANM usará as informações coletadas para abrir áreas para exploração de materiais de construção como areia, cascalho e argila.
“Após esse processo, outras áreas com diferentes minerais serão disponibilizadas para exploração e mineração, a fim de atrair investidores”, disse o diretor da ANM, Tasso Mendonça.
O governo brasileiro procura expandir a exploração mineral para atrair investimentos do setor privado.
Por Click Petróleo e Gás
Nenhum comentário