Header Ads




Mais de 642 mil pessoas declararam imposto de renda no Pará

Número superou as expectativas da Receita Federal
Omar Rubin Filho, superintendente da Receita Federal na 2° região fiscal, pede para que as pessoas que não declararam o imposto de renda dentro do prazo - Crédito: Mayara Almeida

A Receita Federal recebeu até as 23:59 desta terça, 30, 642.653 mil declarações do Imposto de Renda 2020, referente ao ano-base 2019. Em Belém, 224.92 mil pessoas declararam, um número acima do ano anterior.

Os documentos recebidos dos 144 municípios do Pará que fazem parte da regional equivalem a 105,5% do esperado, que era de 609 mil declarações.

A 2° Região Fiscal, composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima fecharam com 1.455.382 milhões de declarações.

Omar Rubin Filho, superintendente da Receita Federal na 2° região fiscal, pede para que as pessoas que não declararam o imposto de renda dentro do prazo, declarem o mais rápido possível para evitar pagar um valor alto na multa. “O contribuinte que não entregou dentro do prazo, tem que declarar o mais rápido possível porque a penalidade vai aumentando à medida que aumenta o prazo, que é 1% por mês e atraso em cima do valor declarado”, diz o superintendente.

Entrega em atraso

Neste ano, em razão da pandemia de coronavírus, a Receita Federal adiou em dois meses o prazo para a entrega da declaração, que era 30 de abril.

Quem não entregou dentro do prazo, poderá fazer a declaração a partir desta quarta-feira, 01, mas já estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. A recomendação é para que o contribuinte regularize a situação o quanto antes.

Além de pagar multa, quem é obrigado, mas não declara o Imposto de Renda no prazo corre o risco de ficar com o CPF “sujo”, o que pode impedir a contratação de empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até prestar concurso público até a regularização da situação.

Quem perdeu o prazo para envio da declaração terá que baixar o programa da Receita Federal e mandar a declaração do Imposto de Renda.

Assim que emitir a declaração, o contribuinte receberá a "notificação de lançamento de multa" e a Darf da multa. O contribuinte terá 30 dias para efetuar o pagamento e regularizar sua situação.

Por Roma News 

Nenhum comentário