Header Ads




Pesquisa aponta Bolsonaro como favorito em todos os cenários nas eleições de 2022

Crédito: Reprodução

O presidente da República, Jair Bolsonaro, lidera todos os cenários para as eleições presidenciais de 2020, com percentuais que variam entre 27,5% e 30,7%. Essa é uma das principais conclusões de um levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 18 e 21 de julho.

Entre os potenciais adversários derrotados estão o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o apresentador Luciano Huck.

No cenário com Lula, Bolsonaro vence o petista com 27,5% contra 26,3%. No cenário com Haddad, a margem é ainda maior, indo de 14,2% do ex-prefeito contra 27% do atual presidente.

Os nordestinos ainda são os brasileiros menos afeitos ao presidente, porém os que desaprovam o governo caíram de 66,1% para 56,8% entre abril e julho e os que aprovam subiram de 30,3% para 39,4%. Mas na região, Lula chega a ter ampla vantagem sobre Bolsonaro (34,1% a 18,7%).

O outro candidato do espectro, Ciro Gomes (PDT), não chega a muito mais que 10% em nenhum dos cenários.

A mesma pesquisa mostra que 48,1% dos entrevistados desaprovam a gestão do atual governo.

Entre os nomes de centro-direita, o ex-ministro Sergio Moro se destaca. Nas disputas de segundo turno, depois de Lula, inelegível pela lei Ficha Limpa, Moro é quem mais se aproxima de Bolsonaro (44,7% contra 35%).

Aos que gostariam de ver um candidato de Centro no Planalto em 2022, o levantamento do Paraná Pesquisas não traz boas novidades. Os dois principais nomes desse grupo, João Doria e Luciano Huck, tiveram desempenho pífio na pesquisa. Mesmo sem o nome de Moro no cenário, Doria alcança apenas 4,6% das intenções de voto. Nessa mesma simulação, Huck, que já beirou os 12%, cravou apenas 8,3%.

Fonte: Revista Veja

Nenhum comentário