Header Ads




Prefeitura garante eficiência da coleta de lixo com substituição de carroças por pequenos tratores

Os carroceiros que trabalhavam na coleta foram convidados a integrarem as equipes de limpeza urbana da Secretaria
Visando melhorar o sistema de coleta de lixo na cidade, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), substituiu a coleta feita por carroceiros em alguns bairros periféricos da cidade, por tratores de pequeno porte.

A partir de agora, as 44 carroças que faziam a coleta de lixo em bairros santarenos, foram substituídas por 10 tratores equipados com caçambas que possuem capacidade de coleta de 3,5 toneladas. Cada trator conta com 3 servidores, sendo 1 operador e 2 coletores.

Os bairros atendidos pela coleta feita pelos tratores de pequeno porte serão: Santarenzinho, Maracanã, Elcione Barbalho, Matinha, Floresta, Nova República, Ipanema, Vitória Régia, Bela Vista do Juá, Santo André, Diamantino, Vigia, São José Operário, Mararu, Maicá, Jutaí, Área Verde, Jaderlândia, Uruará, Livramento, Vila de Alter do Chão, além das comunidades da BR 163 - São José, Cipoal e Tabocal.
“Conseguimos com isso profissionalizar a coleta de lixo em toda a cidade, já que agora passa a ser responsabilidade total da Terraplena, que já é a empresa contratada para isso. Os tratores darão mais agilidade e mais eficiência ao trabalho, acabando inclusive com os pontos de transbordo, uma situação que causava muito transtorno para a população”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura, Daniel Simões.

Com esse sistema, o lixo coletado será depositado diretamente no caminhão coletor, sem a necessidade do chamado ponto de transbordo, ou seja, sem precisar ser deixado em um ponto da rua para posterior retirada. O acúmulo de lixo nos pontos de transbordo causava transtornos à população como mau cheiro, além do grande número de animais que eram atraídos pelo lixo.

O titular da Seminfra explicou ainda que os carroceiros que trabalhavam na coleta foram convidados a integrarem as equipes de limpeza urbana da Secretaria. “Não poderíamos deixar esses colaboradores desamparados por conta dessa substituição. Por isso, e seguindo orientação do prefeito Nélio Aguiar, eles estão sendo chamados e se for da vontade deles, serão integrados às nossas equipes de limpeza urbana”, destacou Daniel Simões.

Até o momento, dos 44 carroceiros, 16 já iniciaram os trabalhos na Seminfra. Até o final do mês, todos que quiserem continuar prestando serviços ao município serão contratados pela Prefeitura.
Blogdocarpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário