Header Ads




Santarém 359 anos: Boa Esperança recebe da Prefeitura poço tubular profundo para abastecimento de água potável

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), entregou nesta terça-feira (30), o poço tubular profundo aos moradores da comunidade de Boa Esperança, na região da Curuá-Una. A entrega garante às famílias água potável e de qualidade. Este é mais um compromisso resgatado pelo prefeito Nélio Aguiar.

A obra no valor de R$ 155.389,17 beneficiará cerca de 380 famílias e aproximadamente 1.500 pessoas. Ela foi construída com recursos do Tesouro Municipal. O poço possui 140 metros de profundidade com oito polegadas, além de um sistema de bombeamento trifásico de 15 CV que bombeará 40 mil cúbicos de água por hora.

A presidente da Associação de Moradores de Boa Esperança, Lucélia Silva, lembra o empenho dos comunitários para que o sonho da ampliação do poço profundo se tornasse realidade e agradece a gestão municipal.
"A única palavra que podemos expressar neste momento é gratidão. Queremos agradecer ao prefeito Nélio por atender com esta demanda que já era antiga. Antes tínhamos sérios problemas com a falta d’ água em nossa comunidade, porém este panorama agora vai mudar”, contou.

O vice-prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, na oportunidade enfatizou que a Prefeitura através da pasta de Agricultura e Pesca não tem economizado esforços para atender às demandas de saneamento básico nas comunidades rurais e ribeirinhas do município.

"Sabemos que o acesso a água é um direito fundamental de todo ser humano. Enquanto município estamos fortalecendo este sistema, investindo em políticas publicas, garantindo assim, acesso aos nosso pequenos produtores rurais. Nesse sentindo, estamos com obras em várias regiões de Santarém com a recuperação de ramais, entregando ponte e grupos geradores com rede elétrica”, pontuou.

De acordo com o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, esse projeto é uma reivindicação antiga dos moradores da localidade. Com a implantação, atenderá as demandas de distribuição de água de várias famílias da comunidade, garantindo assim mais qualidade de vida aos moradores que passarão a receber água tratada nas suas residências.

"A nossa proposta é essa: levar água com qualidade aos moradores. Isso se soma ao trabalho dedicado, responsável e comprometido do nosso prefeito em atender os munícipes, levando políticas públicas a diversas localidades. Nos sentimos felizes em dar continuidade ao projeto que é levar abastecimento de água para as comunidades mais distantes", enfatizou.
Durante seu discurso, Nélio Aguiar, destacou o compromisso do município em levar água potável e de qualidade aos moradores da localidade que há anos clamavam por melhorias. Relatou ainda que foi um compromisso de governo firmado em campanha concretizado.

"Com muita alegria estamos entregando este empreendimento aos moradores de Boa Esperança. É o compromisso do nosso governo em investir em saneamento básico, com isso, melhorando a qualidade de vida da população. Continuaremos investindo em políticas públicas voltadas para as comunidades da zona rural através de um gestão compromissada”, disse Aguiar.

Participaram, ainda, da entrega as secretárias municipais de Assistência Social, Celsa Brito e Educação, Mara Belo; os vereadores Chiquinho da Umes (DEM) e Alaercio Cardoso (MDB); a agente distrital Elis Silva e o presidente da Associação de Moradores de Boa Esperança, Lucélia Silva.

Breve Histórico

A comunidade de Boa Esperança já possuía um sistema de abastecimento de água que atendia seus moradores, entretanto o poço que servia de captação de água sofreu sérios danos e após tentativas de recuperação foi diagnosticado como irrecuperável.

Os comunitários existentes se abasteciam através de um antigo poço raso que não possuía vazão suficiente para atender a comunidade e um sistema de reservação de 100 mil litros, o que ocasionava racionamento na distribuição de água suprindo de forma precária o consumo básico.

Outra noticia boa anunciada pelo prefeito durante a cerimônia e que interessa aos moradores de Boa Esperança é a revitalização da Praça da Comunidade. De acordo com Nélio, nos próximos dias equipes da Semap estarão na comunidade para realizar a instalação de brinquedos e a troca das lâmpadas.

“Nosso principal objetivo é contribuir com a transformação do espaço para proporcionar um local ainda mais agradável que incentive a cultura e a prática de esporte, tornando-se um lugar de lazer para moradores", anunciou.
Blogdocarpê  com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário