Header Ads




Santarém 359 Anos: Vila de Curuaí recebe escola que vai beneficiar 488 estudantes

Sansão Bento Lourido foi contemplada com construção de seis salas de aula, área de circulação, construção de mEscola atende 488 alunos e conta com 32 colaboradores

A comitiva de entrega dos presentes do aniversário de Santarém, encabeçada pelo prefeito de Santarém, Nélio Aguiar e a Secretária de Educação Mara Belo, esteve neste domingo, 28, nas comunidades Vila Curuai e Paissandu, no Lago Grande e Moacá, no Arapixuna, para entregar três escolas reformadas e ampliadas, como parte das comemorações do aniversário de 359 anos de Santarém. As unidades de ensino vão beneficiar mais de mil alunos entre crianças e adolescentes na região ribeirinha. É educação e infraestrutura chegando aos quatro cantos da cidade.
Obras descentralizadas fomentam a educação de qualidade nos quatro cantos da cidade

Em Vila Curuai, a Escola Municipal Sansão Bento Lourido foi contemplada com construção de seis salas de aula, área de circulação, construção de muro e reparos no prédio. A escola atende 488 alunos e conta com 32 colaboradores.

O presidente da associação de moradores de Vila Curuai, Antônio Ari de Aquino disse que é uma obra de grande importância devido à demanda de alunos que aumenta a cada ano. "Essa escola foi inaugurada em 2010 e de lá pra cá não havia recebido sequer alguma melhoria, por isso, ao prefeito o nosso muito obrigado", festejou Aquino.
Entrega foi registrada pelas redes sociais da Prefeitura

Alaercio Sousa dos Santos, 44, membro do conselho escolar, disse que a revitalização da escola representa a vida e o sonho que os muitos pais não tiverem para continuar seus estudos no passado e agora os filhos dele terão mais oportunidade. Alaércio reside há 16 anos em Vila Curuai, pai de cinco filhos, entre 11 e 16 anos de idade, todos estudando na escola.
Mara Belo: mais escolas sendo entregues

A Secretária de Educação Mara Belo reconheceu o trabalho dedicado de todos os servidores que atuam na Secretaria Municipal de Educação (Semed) e lembrou que na primeira visita à escola constatou-se a necessidade de ampliação, com a construção de seis salas de aula, devido a demanda reprimida de alunos.

O representante da Câmara Municipal, vereador Ronan Liberal Jr disse que o que lhe chamou atenção, em Vila Curuai, foi a frase: "Para mim, a escola é muito mais que um lugar, é parte de quem eu sou", acrescentando que o Prefeito Nélio Aguiar está fazendo uma grande gestão, especialmente, na área da educação ao lado da Secretária Mara Belo, por meio de um acertado planejamento.

O vereador Didi Feleol lembrou que tudo iniciou quanto encaminhou ofício à Semed e a Secretária Mara Belo visitou a comunidade e junto com o prefeito Nélio Aguiar abraçaram o pleito da comunidade, visando à ampliação da escola Sansão Bento Lourido. Lembrou que a ampliação realizada é mais uma conquista. “Estamos juntos e vamos continuar nessa luta para fortalecer e educação em nossa comunidade", concluiu.
Alunos agradeceram e prestaram uma linda homenagem

O presidente da Câmara de Santarém, Emir Aguiar, disse que o Prefeito Nélio Aguiar continua resgatando o sonho das comunidades. Emir lembrou-se da escola de Igarapé da Praia, Ponte do Parauá, Porto de Vila Arigó e a escola do Moacá, que esperava há 20 anos por melhorias. Segundo o vereador, a parceria entre o prefeito e as comunidades precisa continuar com a mesma confiança, o que é fundamental para que os pleitos sejam viabilizados, o trabalho realizado com transparência, atendendo aqueles que realmente precisam.

O vice-prefeito José Maria Tapajós ressaltou que a obra para ser completa precisa também de zelo com os recursos aplicados. Destacou que o Prefeito Nélio Aguiar "tem dividido o almoço para poder jantar", fazendo uma alusão aos recursos mínimos para atender as demandas de um município tão grande. Tapajós disse ainda que os maiores desafios da gestão atual foram em 2017-2018. Para superá-los, foi realizado um bom planejamento, a partir de então foi possível retomar os investimentos com as reformas e ampliação de escolas, que estão sendo entregues na cidade e no interior.

O prefeito Nélio Aguiar, em Vila Curuai, falou da satisfação de viabilizar os benefícios e de governar para todos, mas para isso Santarém precisou recuperar a capacidade de investimento, fazendo ajustes necessários. A partir desse momento, a gestão se tornou eficiente e uma das áreas mais beneficiada com essa medida está sendo a educação. “A educação muda à vida das pessoas. Por isso, a gestão precisa garantir às crianças essa oportunidade, oferecendo uma educação de qualidade”, afirmou.

Segundo o prefeito, para que isso seja realidade tem que se priorizar o ser humano, os professores e os servidores com o cumprimento do PCCR, pagamento dos salários em dia e a antecipação do 13° Salário, em um período de crise quando muitos municípios estão demitindo ou com salários atrasados.

Blogdocarpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário