Header Ads




Ex-presidente da Anvisa alerta que desmatamento na Amazônia pode levar a outras pandemias

Crédito: Agência Brasil 

O ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e médico sanitarista, Gonçalo Vecina, disse nesta quarta-feira, 5, que o desmatamento na Amazônia pode levar a outras epidemias similares à covid-19. O alerta foi feito pelo fato de a floresta ser um reduto de muitos outros vírus.

"Nós estamos agredindo a Amazônia. Na Amazônia, tem uma quantidade de vírus imensa. A próxima epidemia, com o nível de agressão que nós estamos fazendo ao meio ambiente, já está a caminho", afirmou Vecina em uma entrevista à Globo News.

O especialista afirmou que é preciso cuidar desse assunto desde agora. O que significa que quanto mais cedo for possível identificar os agentes, mais cedo será possível desenvolver vacinas.

"Portanto, investimento em ciência continuamente – ciência básica e ciência aplicada – será fundamental. Espero que os nossos próximos governantes – porque desse já não falo mais – tenham essa consciência e façam esse investimento, para que nós estejamos preparados para a próxima crise, que virá", completou Vecina.

Fonte: Último Segundo

Nenhum comentário