Header Ads




200 mudas de açaí são destinadas às famílias de Murumurutuba

Moradores de Murumurutuba recebem 200 mudas de açaí. Foto-Júlio César Antunes

Daqui a 5 anos, tempo que uma árvore de açaí leva em média para se desenvolver e gerar cachos, os moradores de Murumurutuba, na região da Santarém Curuá-Una (PA-370), vão poder fazer novas colheitas. É que nesta sexta-feira (14), a localidade recebeu 200 mudas da palmeira. A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap).

Anualmente, a comunidade realiza o Festival do Açaí. O fruto é uma das culturas de subsistências de famílias da localidade.

"Me inspiro na plantação do açaí. É uma coisa que gosto de plantar. Também é um produto que tem bom retorno. É uma fruta que está sendo bastante procurada em Santarém", afirmou o comunitário Romildo Santos.
Em Murumurutuba, ainda foram ministradas orientações técnicas do manejo. Além disso, os comunitários participaram do momento de educação ambiental.
"Já viemos aqui em outra oportunidade, realizamos o plantio e agora estamos reforçando a quantidade de mudas. É uma parceria da gestão municipal e a comunidade", disse o gestor ambiental João Corrêa.
As mudas foram preparadas pela equipe do viveiro municipal do Parque da Cidade.

A espécie destina é conhecida como "sangue de boi" com um fruto que apresenta maior quantidade de massa, comparando-se a outros tipos.

Blogdocarpê 

Nenhum comentário