Header Ads




Órgãos realizam visita técnica à APA Serra Saubal

“Município deve propor projeto de lei à Câmara de Vereadores para instalação da 1ª CIPAmb”
Ida ao local foi para verificar a possibilidade de instalação da 1ª CIPAmb. Foto – Júlio César Antunes

A Prefeitura de Santarém – via Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Coordenadoria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CHDU) –, Comando de Policiamento Regional 1 (CPR-1) e 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPAmb), realizaram visita técnica à Área de Proteção Ambiental Serra Saubal (APA Serra Saubal) na manhã desta segunda-feira (10). A ida ao local foi para verificar a possibilidade de instalação das dependências da Companhia Ambiental na área.

Em julho deste ano, a Prefeitura de Santarém iniciou conversa com a Associação Comercial de Santarém (Aces) e a 1ª CIPAmb, quando foi abordada a questão das ocupações nas imediações das serras do município, especialmente na Serra Saubal que é uma área de proteção e pode servir como modelo para projetos de gestão ambiental da cidade.
Em julho deste ano, órgãos iniciaram conversa sobre a área. Foto – Júlio César Antunes.

“O município possui uma lei da década de 1960 que permitiu a cessão de uso à Embratel. Como não há mais interesse da empresa na área, pode ser destinada para outros fins”, informou a coordenadora da CHDU, Nelcilene Gomes.

No local ainda existem as antigas instalações da empresa de telecomunicação que podem ser reformadas e reaproveitadas para projetos voltados à comunidade.
Espaço poderá ser aproveitado para segurança pública e turismo. Foto – Júlio César Antunes.

“Além do espaço de segurança pública, podemos reaproveitar a Serra, observando que é uma área verde, servindo como local turístico com mirante, trilha ecológica e entre outros”, destacou o comandante do CPR-1, tenente coronel Aldemar Maués.

A proposta deve valorizar ainda mais a APA Serra Saubal, trazendo mais segurança e podendo servir como espaço turístico e de lazer.

“A ideia agora é propor uma minuta de lei à Câmara de Vereadores para a implantação do projeto. É um local com uma vista bastante atrativa para as belezas naturas de Santarém. Precisa ser melhor aproveitado”, pontuou a secretária de Meio Ambiente, Vânia Portela.
Gestão municipal deve criar projeto de lei. Foto – Júlio César Antunes.

Nenhum comentário