Header Ads




Pará já perdeu 47 médicos por covid-19, diz Sindmepa

Para o sindicato, uma das causas é a exposição dos profissionais ao vírus
Crédito: Reprodução

A pandemia da covid já vitimou 47 médicos do Pará. O dado é do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) e leva em conta, também, profissionais da saúde que morreram em outros estados.

Para o diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso, a quantidade elevada de casos e mortes entre médicos no Brasil, por contágio do novo coronavírus, relaciona-se com o fato de que “a principal causa da contaminação entre profissionais de saúde é a exposição, agressividade e contagiosidade do vírus”.

“Além disso, o contato com vários infectados aumenta a carga viral a que os trabalhadores estão submetidos. Para reduzir isso, só aumentando as medidas de proteção, treinamento dos profissionais, obediência às medidas protetivas por parte de todos os trabalhadores de saúde”, acrescenta.

Durante a pandemia, o Sindmepa inaugurou um memorial em homenagem aos médicos mortos durante a pandemia. “Quando o memorial foi pensado, em maio, eram 28 mortos. Entrou no ar em julho e hoje já são 47 médicos vítimas da covid. Não podemos afirmar que todos os que morreram estavam no exercício de sua função profissional, mas podemos afirmar que a maioria sim”, afirma.

Fonte: Sindmepa

Nenhum comentário