Header Ads




Pará pode voltar às aulas nas escolas particulares, diz Federação

Entidade que representa o setor listou ainda outros oito Estados e o DF
Crédito: Reprodução/Agência Brasil

De acordo com o Mapa de Retorno das Atividades Educacionais presencial no Brasil, elaborado diariamente pela Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) nove estados e o Distrito Federal têm propostas de data para retornar às atividades presenciais, após quatro meses suspensas. São eles: Acre, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

“Na parte operacional já está tudo certo, temos protocolo, a gente já sabe o que fazer. Agora é uma questão política, porque, tecnicamente, já têm as condições sanitárias em muitos locais para voltar. Tem a necessidade das escolas funcionarem para não quebrarem, necessidade dos pais e das crianças. Também, para não prejudicar as crianças do ponto de vista pedagógico. Tem todas essas questões. Agora, a decisão é política”, diz o presidente da Fenep, Ademar Batista Pereira.

Até a última sexta-feira, 31, apenas o estado do Amazonas estava com a reabertura das escolas autorizada. As demais unidades da federação estão sem data definida.

Por um lado, as escolas particulares defendem que estão prontas para uma retomada segura. Por outro, há professores e funcionários que afirmam não se sentirem seguros e que não estão sendo consultados para a definição dos protocolos de segurança e que temem um retorno às aulas. A questão foi levada para o Ministério Público e para a Justiça em algumas unidades da federação.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário