Header Ads




Prefeitura finaliza recuperação da estrada que vai fomentar o turismo em Ponta de Pedras

Trafegar pela estrada que dá acesso à comunidade de Ponta de Pedras, na região do Eixo Forte, está mais seguro. Isso porque a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), concluiu nesta sexta-feira (14) as obras de recuperação de 12 km da vicinal com empiçarramento e placas de sinalização. O serviço trará mais qualidade de vida aos moradores e comunidades adjacentes, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar e do turismo, gerando renda e emprego para centenas de famílias da Vila Balneária.

O resultado do trabalho tem a aprovação da população, em especial dos turistas que já percebem as grandes mudanças. Carlos de Mendonça, 58 anos, natural de Minas Gerais é uma dessas pessoas. Todos os anos ele passa as férias na Vila Balneária, por ser um local prazeroso. Segundo o turista, em comparação ao ano anterior já houve mudança significativa.

"Esse trabalho vai beneficiar muito o trânsito para quem quer conhecer a comunidade, pois facilitará o acesso a praia e consequentemente trará mais segurança a todos. Como turista, avalio de forma positiva".

O presidente da Associação de Moradores de Ponta de Pedras, Anivaldo da Silva, lembrou que foram anos de luta, mas foi somente através da atual administração é que a comunidade conseguiu respaldo para a viabilização da obra.

"A associação pediu muito e hoje estamos muito contentes. Fomos finalmente não só ouvidos, mas atendidos. Além de presidente da associação sou barraqueiro e sei o quanto a obra vai alavancar o turismo, trazendo mais dignidade aos donos de barracas e moradores", disse.

Serviços como terraplenagem, limpeza superficial da área, compactação de aterro, nivelamento, base e sub-base foram executados. Além disso, foi feito empiçarramento com seis metros de largura que garantirá estabilidade e durabilidade na prevenção de erosões causadas pelas fortes chuvas no inverno, bem como proporcionar uma pista mais segura e adequada para o trânsito de veículos e pessoas.

"É um compromisso da atual gestão levar acesso de qualidade à população da zona rural de Santarém. O poder público municipal entende a importância de fomentar o turismo nessa localidade, de forma a gerar emprego e distribuição de renda paras as famílias, fortalecendo assim a economia local", destacou o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa.

Sinalização viária

Com o objetivo de dar maior segurança no trânsito, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) realizou no percurso, a instalação de placas de sinalização de advertência de lombada (A-18), curva a esquerda (A-2a), curva a direita (A-2b), curva perigosa a 100m e advertência de lombada a 100m, além de lombadas.

Para o titular da SMT, Paulo Jesus, a sinalização de trânsito no local se faz necessário por ser uma estrada que tem um fluxo intenso de veículos.

"Muito importante essa integração entre as secretarias no sentido de levar serviços de qualidade para a estrada de Ponta de Pedras. Através deste trabalho buscamos dar segurança a quem transita na vicinal, proporcionando informações importantes. Dessa forma, ajudando os condutores, os pedestres e os usuários para que tenham seus deslocamentos de forma mais segura", contou.

De acordo com o prefeito Nélio Aguiar, a obra de recuperação da estrada faz parte de uma estratégia do governo municipal em investir na melhoria para o fomento do turismo e na agricultura familiar.
"É um investimento prioritário da nossa gestão que estamos entregando à população que infelizmente há tempo não recebia os cuidados necessários. Isso mostra o quanto a nossa gestão é compromissada com o povo. Por meio desta política pública iremos fomentar o turismo e dinamizar a economia, gerando renda e emprego para as famílias da vila balneária. É importante dizer que há obras em todos os cantos do município, seja na área urbana e zona rural', destacou o gestor.

Contexto histórico da obra

A obra é fruto da articulação política da atual gestão via Ministério da Integração Nacional (MI) através de emenda parlamentar do ex-deputado federal Chapadinha que visa recuperar 40 km de estradas vicinais em algumas comunidades na região da Curuá-Una e Eixo Forte.

Na Curuá-Una, o projeto já beneficiou o anel viário Jacamim/Poço das Antas com 12 km de ramais recuperados. No Eixo Forte, além de Ponta de Pedras, os serviços já tinham iniciados em meados de 2019 na vicinal Pajuçara/Irurama. Porém, a obra estava paralisada. Mas, na próxima segunda-feira (17) os serviços no anel serão retomados com a recuperação de 4,7 Km.

Blogdocarpê 

Nenhum comentário