Header Ads




Professor encontrado morto no PA era referência em nanotecnologia e energia renovável na Amazônia

Casal desaparece na região de Marabá, no Pará. — Foto: Arquivo Pessoal

O professor Nielson Ribeiro, encontrado morto junto com a esposa, na tarde desta quinta-feira (27) em um carro às margens da PA-263, no sudeste do Pará, era uma das referências nos estudos de química sustentável e nanotecnologia na região Norte. De acordo com o currículo do professor na plataforma Lattes, Nielson coordenava projetos de pesquisa que envolviam o estudo de nanoprodutos no desenvolvimento de energias renováveis na região. Em mensagens nas redes sociais, a comunidade acadêmica lamentou a morte do pesquisador.

Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) desde 2015, Nielson Ribeiro era pós-doutor em operações industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em processos industriais pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE). Atualmente, ele era diretor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da universidade.

Entre as disciplinas que ministrava no curso de graduação estavam pelo menos duas ligadas à nanotecnologia - área de pesquisa que estuda a manipulação de materiais em pequena escala.

A área de pesquisa de Nielson envolvia o uso da nanotecnologia para a produção de energia. Na tese de Doutorado, o pesquisador falou sobre o uso de catalisadores nanosuportados de ouro para produção de hidrogênio. Dentro do campo das nanotecnologias, o processo é usado para o refino de petróleo.

Antes do acidente, Nielson coordenava vários projetos de pesquisa na UFPA sobre nanotecnologia e Amazônia. Em um deles, o professor pesquisava sobre a engenharias de novos materiais e energias renováveis na Amazônia. Outro projeto coordenado por Nielson estudava o uso de nanocatalisadores de baixo custo para o produção biodiesel na região.

Comunidade acadêmica lamenta perda do professor

Em nota, a Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da UFPA lamentou a morte do professor Nielson Ribeiro e da esposa, Chen Mei Yin. Segundo a nota, o professor era querido por colegas professores e alunos da faculdade. A FEQ diz que Nielson deixa um vazio na instituição, não só pelo seu currículo acadêmico e pela competência, mas também pela pessoa especial que foi. A FEQ presta sua homenagem ao professor e condolências às famílias e amigos do casal.

Em nota conjunta, a reitoria da UFPA e o Instituto de Tecnologia da universidade informaram que lamentam o falecimento do professor e da esposa. "O Professor Nielson exercia a função de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, em que atuava como professor e pesquisador. Aos familiares e amigos do Professor Nielson Ribeiro e de sua esposa Chen Mei Yin, manifestamos os sentimentos e a solidariedade de toda a comunidade da UFPA", diz a nota.

Também em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup), lamentou lamenta o ocorrido e informou que presta apoio necessário à família das vítimas.

Morte

Carro foi encontrado às margens de rodovia no Pará. — Foto: Reprodução / TV Liberal
A Polícia Civil encontrou, na tarde desta quinta, os corpos do professor Nielson Ribeiro, e da esposa, Chen Mei Yin às margens da rodovia PA-263, no km 15, estrada que liga Goianésia do Pará a Breu Branco, no sudeste do Pará. O casal, que estava desaparecido desde o último domingo (23), viajava com o cachorro de Altamira para Belém.

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) localizou o carro capotado. De acordo com o secretário de Segurança Pública do Pará (Segup), Uálame Machado, os corpos estavam em avançado estado de decomposição dentro do veículo, que caiu na ribanceira.

O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves de Tucuruí foi acionado para remover o corpo e realizar as análises. A Polícia Civil deve continuar as investigações e ouvir possíveis testemunhas.

Fonte G1 Pará

Nenhum comentário