Header Ads




Secretaria de Administração Penitenciária suspende visitas em todas as unidades penais do PA após rebelião

Complexo Prisional de Santa Izabel. — Foto: Oswaldo Forte/O Liberal

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) suspendeu temporariamente as visitas de rotina, entrevistas de advogados e atividades externas nas 49 unidades prisionais do Pará. A decisão foi tomada após a rebelião ocorrida na última quarta-feira (26), no Centro de Recuperação Penitenciária do Pará II (CRPP II), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, nordeste do estado.

A medida, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na última quarta-feira (26), pela portaria Nº 771/2020, tem o objetivo de garantir a " estabilidade e segurança de todos os internos, servidores e colaboradores do sistema", justificou a Seap.

De acordo com a portaria, estão suspensas as visitas familiares, consultas com advogados, trabalhos extramuros, cultos religiosos e todos os movimentos externos, com exceção do serviço de fornecimento de alimentação e saúde aos custodiados.

Rebelião

Sete presos e dois agentes penitenciários foram feridos, após tentativa de rebelião no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará II (CRPP II), a 60 km de Belém, na tarde de quarta (26). Dois dos detentos feridos morreram.

Segundo informações de familiares, um detento teria tomado a arma de uma agente penitenciária e disparado. Um vídeo, gravado de fora da unidade, registra o momento em que a situação estava sendo controlada pela segurança do presídio.

A unidade custodia 200 pessoas com maior relevância na atuação de facções criminosas no estado.

Fonte G1 Pará 

Nenhum comentário