Header Ads




Prazo para registro de canditauras por partidos e coligações termina no próximo sábado, 26

Crédito: Reprodução TSE

Essa é uma semana decisiva ao processo eleitoral, já que no próximo sábado, 26, encerra o prazo para que sejam registradas no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) as candidaturas escolhidas nas convenções dos partidos, encerradas no último dia 16. Em Belém, por exemplo, se todas as candidaturas a prefeito forem registradas, a população terá a opção de escolher entre dez candidatos no primeiro turno da eleição municipal 2020.

Os registros devem ser feitos pelos partidos políticos e as coligações à Justiça Eleitoral até às 19h do dia 26, devendo ser apresentado o requerimento de registro, sendo ainda possível a transmissão via internet até às 8 horas.

Além disso o dia 26 de setembro é o último prazo para os tribunais e conselhos de contas tornarem disponível à Justiça Eleitoral a relação daqueles que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente, podendo diante de algum impedimento o TER indeferir ou não as candidaturas por esses impedimentos.

Por conta da pandemia da covid-19, além das mudanças nas datas do pleito 2020, tendo o primeiro e segundo turno no mês de novembro, a campanha eleitoral no rádio, televisão e internet já começa no dia 27, dia seguinte ao prazo final de registros de candidaturas.

Em Belém, só para prefeitos devem se confirmar os registros das candidaturas dos deputados estaduais Thiago Araújo (Cidadania) e Gustavo Sefer; dos deputados federais Cássio Andrade (PSB), José Priante (MDB) e do ex-prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol); do ex-senador Mário Couto; de Cleber Rabelo (PSTU); do delegado federal Everaldo Eguchi (Patriota), e dos pastores Guilherme Lessa (PTC) e Wavá Martins (Republicanos).

Na capital paraense nenhuma mulher lidera chapa como candidata a prefeita. Já para os cargos de vice duas mulheres foram apresentadas, a pastora Patrícia Queiroz (PSC), como vice de José Priante, e a líder comunitária Mary Muniz (PSDB), como vice na chapa de Thiago Araújo.

Fonte Roma News 

Nenhum comentário