Header Ads




Prefeito em exercício de Santarém autoriza visitação nos cemitérios no feriado do dia de finados

O uso de máscaras será obrigatório e há recomendação para que visitas não ultrapassem 30 minutos.
Milhares de pessoas costumam visitar cemitérios de Santarém no Dia de Finados — Foto: Reprodução/TV Tapajós/Arquivo

Decreto nº 338/20202, assinado pelo prefeito em exercício Emir Aguiar (DEM) nesta terça-feira (27), autoriza a abertura dos cemitérios públicos e privados de Santarém, no oeste do Pará, para a visitação no dia de finados, 2 de novembro.

Emir Aguiar é o presidente da Câmara Municipal de Santarém e assumiu o cargo devido à internação do prefeito Nélio Aguiar (DEM) na UTI do Hospital Regional do Baixo Amazonas após apresentar comprometimento de 20% do pulmão em decorrência da covid-19.

De acordo com o boletim da covid-19, divulgado na noite de segunda-feira (26), o município já tem 10.741 casos positivos e 417 óbitos devido complicações da doença. O boletim acrescentou 32 novos casos de covid.

Para a visitação, conforme o decreto, devem ser observados protocolos de biossegurança, como:

Uso de máscaras durante o período de visitação
Controle de acesso de pessoas, limitando número de visitantes nos horários de maior procura
Evitar aperto de mãos ou outro tipo de contato físico
Evitar aglomerações e manter o distanciamento mínimo de dois metros entre os visitantes
Disponibilizar álcool em gel 70% em locais estratégicos para higienização das mãos
Banheiros públicos deverão permanecer fechados.

O decreto recomenda como medida de prevenção, que pessoas de grupos de risco, portadores de comorbidades, idosos, assim como crianças menores de 12 anos não participem da visita das atividades religiosas presenciais. E que o tempo de permanência nos cemitérios não ultrapasse 30 minutos.

O cumprimento das recomendações deverá ser fiscalizado pelos agentes de trânsito, fiscais da fazenda pública municipal, fiscais de meio ambiente, fiscais da secretaria municipal de Infraestrutura (Seminfra) e Vigilância Sanitária e Epidemiológica, podendo aplicar sanções previstas no decreto, como: advertência, multa de R$ 50 mil para pessoas jurídicas e R$ 150 para pessoas físicas.

Programação religiosa cancelada

Na segunda-feira (26), a Arquidiocese de Santarém enviou comunicado à imprensa informando que este ano, não haverá a tradicional programação nos cemitérios no dia de finados. Nesse dia, haverá Santa Missa na Catedral Metropolitana de Santarém, às 8h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, CSJ, e transmitida pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação (Rádio Rural, TV Encontro e redes sociais).

As paróquias, áreas pastorais e comunidades da Arquidiocese de Santarém podem promover suas homenagens aos fiéis já falecidos, mas sempre obedecendo às normas de segurança por conta da pandemia.

Fonte G1 Santarém 

Nenhum comentário