Header Ads




Pesquisa aponta 2º turno entre Maria e Nélio, mas vitória do PT no 1º não está descartada

Maria do Carmo, ex-prefeita, e Nélio Aguiar, os dois mais bem posicionados na pesquisa da Destak. Foto: Montagem BJ Nova pesquisa da Destak aponta
Maria do Carmo, ex-prefeita, e Nélio Aguiar, os dois mais bem posicionados na pesquisa da Destak. Foto: Montagem BJ

Nova pesquisa da Destak aponta para, se a eleição fosse hoje, um provável 2º turno entre a candidata do PT, Maria do Carmo, e Nélio Aguiar (DEM), na disputa à Prefeitura de Santarém, o 3º maior colégio eleitoral do Pará. Mas o levantamento não descarta a possibilidade de vitória da petista ainda no 1º turno.

Considerando apenas os votos válidos – quando não são computados os brancos, nulos e indecisos -, Maria aparece em 1º lugar com 47% das intenções de votos – muito próximo da maioria absoluta (50% mais 1). Em seguida, Nélio Aguiar, atual prefeito, com 33%.

Em 2016, Nélio venceu a disputa para prefeito com 54,8% dos votos válidos, acima da maioria absoluta, por isso foi declarado vencedor ainda no 1º turno.

A nova pesquisa da Destak, registrada na Justiça Eleitoral sob o nº PA-04882/2020, foi realizada de 16 a 20 de outubro. Um total de 621 eleitores foram entrevistados, nas zonas urbana e rural de Santarém.

A margem de erro estimada é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra. O estatístico responsável é Luiz Carlos Ferreira Feitosa.

Pesquisa espontânea

A Destak perguntou aos entrevistados em que eles votariam para prefeito de Santarém se as eleições fossem hoje – sem mostrar-lhes o nome dos candidatos (pesquisa espontânea).

Eis o resultado: Maria aparece à frente com 36,4% das intenções de voto. Em 2º, Nélio, que cravou 27,3%.

Devido a margem de erro, os demais citados aparecem empatados em 3º lugar, com diferenças mínimas entre eles, conforme o quadro abaixo.


Pesquisa estimulada

Quando se estimula a pesquisa, isto é, apresenta-se aos entrevistados os 8 candidatos registrados na Justiça Eleitoral para a disputa a prefeito, Maria do Carmo fica à frente com 44,2% das intenções de votos.

Nelio, em 2º lugar, tem 25,1%.

Empatados tecnicamente na 3º posição estão Ney Santana (PSDB), 4,5%; Coronel Tomaso (Patriota), 4,1%; Barrudada (PSL), 3,5%; João Pingarilho (PSC), 2,1%; Jesson Santos (PRTB), 1,1%, e Valdir Matias (PV), 0,7%.

Os votos branco/nulo e indecisos somam 14,7% nesse cenário.



Votos válidos

Quando se computa apenas os votos válidos, isto é, sem os brancos, nulos e indecisos, deixando apenas os votos nominais, que é como a Justiça Eleitoral calcula a votação oficial, depara-se com o seguinte resultado.

Maria, com 47%, aparece em 1º lugar, seguido por Nelio (33%).

Os demais estão empatados tecnicamente: Ney Santana (6%), Tomaso (5%), Barrudada (4%), Pingarilho (3%), Valdir Matias (PV) e Jesson Santos (PRTB), ambos com 1%.


Rejeição

Quanto à rejeição entre os 8 candidatos à Prefeitura de Santarém, Nélio Aguiar aparece como o mais rejeitado, de acordo com opinião de 28%.

Depois aparece Maria, com 22%. E Ney Santana, com 10%.

No mesmo patamar de baixa rejeição estão os demais candidatos: Barrudada (5%), Valdir Matias e Jesson Santos, ambos com 4%, e por fim João Pingarilho e Coronel Tomaso, os menos rejeitados, com 3%.


Segundo turno

A Destak ainda aferiu qual dos 8 nomes a prefeito, se ocorrer 2º turno, que desponta como favorito. A petista Maria do Carmo lidera com 48% como a mais forte candidata.

Nélio Aguiar, em 2º, cravou 28%.

O quadro completo é o que se vê abaixo.

De acordo com o TSE, Santarém, com 3 zonas eleitorais – 20ª, 104ª e 83ª – tem neste ano 221.537 eleitoras e eleitores aptos a votar.

Fonte Blog do Jeso 

Nenhum comentário