Header Ads




TRE apresenta balanço sobre as eleições municipias no Pará e diz que já foca no segundo turno


Crédito: TRE-PA

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) está focado no segundo turno das eleições 2020 em Belém e Santarém, no oeste do estado.

É a primeira vez que a região do Baixo Amazonas realiza o segundo tuno.

O diretor-geral do TRE-PA, Osmar Frota, declarou que, a partir da próxima semana, as urnas eletrônicas serão preparadas para o pleito municipal.

“Ainda nessa sexta-feira, teremos geração de mídia em Belém e em Santarém. Ao longo da próxima semana, até quinta-feira, 20, teremos a preparação e a lacração de todas as urnas eletrônicas, ou seja, nosso foco agora é o segundo turno em Belém e Santarém”, afirmou o diretor-geral.

Balanço do 1º turno

O Tribunal divulgou um balando sobre o número de abstenção em Belém, com o registro de 20,08%. “De uma maneira geral, o balanço das eleições, do último domingo, foi um sucesso para a Justiça Eleitoral. Nós tivemos uma abstenção de 20,08% do eleitorado, algo esperado em comparação à 2016, nas últimas eleições municipais, que foi de 19%”, declarou Osmar.

Houve um registro de 2.100 de ligações ao disque eleitor, segundo o TRE. Desse total, 75% das dúvidas eram referentes aos locais de votação, que funcionou dentro da normalidade, de acordo com o diretor.

Frota também avaliou a apuração dos votos como grande sucesso. “Apuração dos votos foi um grande sucesso, já que fizemos toda a apuração do Pará no mesmo dia. Antes da meia noite, todas as sessões e votos já tinham sido apurados”, declarou.

E o terceiro fala sobre a cidade de Itaituba, em que os eleitores também votaram pela criação de um novo município, Moraes de Almeida.

Plebiscito

94% da população entendeu que haveria a necessidade da separação do distrito de Moraes de Almeida. Esse foi o resultado do plebiscito realizado no mesmo dia nas eleições em Itaituba. “Em Itaituba, também tivemos um plebiscito, para saber se a população queria ou não a separação do distrito de Moraes de Almeida para a criação de um novo município. Apesar de já termo o resultado, isso não significa que automaticamente o município será criado. Esse processo ainda vai para Assembleia Legislativa e terá todo o seu trâmite legal”, esclareceu o diretor.

Fonte G1 Santarém 

Nenhum comentário