Header Ads




Unidade Básica de Saúde da Nova República realizará ação do Novembro Azul

Público masculino presente no local também terá disponibilidade de realizar aferição de pressão arterial e de glicemia
Ação será realizada nesta quinta-feira (12), a partir das 08 horas

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Nova República realiza nesta quinta-feira (12), a partir das 8h, uma ação em alusão a campanha Novembro Azul. A programação contará com palestra educativa, sorteio de brindes, consulta médica e liberação de guia para exame clinico de PSA, que serve para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite.
O público masculino presente no local também terá disponibilidade de realizar aferição de pressão arterial e de glicemia, além de acesso a testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com aa UBS’s e faz parte do planejamento de conscientização e orientação desenvolvidos no mês de novembro, dedicado à saúde do homem.

Campanha
O movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.

Diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019.
É o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, ocorrendo geralmente em homens mais velhos - cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.
Prevenção
Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Fonte: Portal Santarém e Weldon Luciano/Semsa

Nenhum comentário