Header Ads




Confira o que abre e fecha em Santarém no feriado de N. Sra. da Conceição

O dia 8 de Dezembro é o feriado católico de Nossa Senhora da Conceição. No dogma cristão católico Nossa Senhora da Conceição, ou Imaculada Conceição, é ninguém menos que Maria, a mãe de Jesus Cristo. Segundo o dogma, é a concepção da Virgem Maria sem mancha (em latim, sem mácula). 

Segundo a Igreja, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de Graça Divina.

A Imaculada Conceição da Virgem Maria foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus, em 8 de dezembrode 1854.

O dia 8 de dezembro é sempre muito especial para os católicos, pois é comemorado o dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Santarém, município localizado no oeste paraense. Devido a pandemia da covid-19, as comemorações deste ano serão mais discretas.

Por conta da data os órgãos públicos municipais e estaduais adequaram seus horários de funcionamento, bem como alguns estabelecimentos comerciais.

Confira:

Aeroporto


Funciona normalmente de acordo com os voos programados.

Comércio

Não abre. Volta a funcionar na quarta-feira (9) no horário de 08h às 17h.

Bancos

Agências bancárias não funcionarão na terça-feira (8), mas funcionam normalmente na quarta (9).

Supermercados

A maioria dos estabelecimentos desse segmento seguirão horário próprio, mas devem funcionar, com abertura às 8h. Alguns vão fechar às 14h, outros seguem em funcionamento até às 18h.

Seccional e delegacias

Na Seccional de Polícia Civil, delegacias e UIP's o regime de funcionamento será em plantão.

Unidades de Saúde

Durante os feriados, os postos de saúde não têm atendimento. A exceção são as unidades que funcionam 24h. A Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA 24h) e o Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) funcionam normalmente.

Feiras e mercados


As feiras e mercados da cidade funcionarão das 5h às 12h.

Shoppings

Praças de alimentação e quiosques: funcionam das 12h às 22h;
Lojas: das 16h às 22h;
Parques infantis: das 14h às 22h;
Cinemas: Horários variados de acordo com a programação.

Blogdocarpê 

Nenhum comentário