Header Ads




Duas cidades paraenses estão entre as 130 localidades que registraram mais eleitores que habitantes nas eleições 2020


Crédito: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Duas cidades paraenses estão entre as 130 localidades que registraram mais eleitores que habitantes nas eleições 2020

Nas eleições municipais deste ano, 130 cidades brasileiras registraram mais pessoas votando do que habitantes aferidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Entre elas, estão dois municípios paraenses: Jacareacanga e Pau D'Arco.

Apesar da diferença entre os dados parecer indicar um cálculo errado, a disparidade nos números representa a realidade. O levantamento foi feito pelo Metrópoles com informações do IBGE e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O contraste entre os dois dados é muitas vezes é utilizado por municípios para tentar conseguir na Justiça a revisão da população estimada pelo IBGE, com a finalidade de arrecadar mais recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Porém, a explicação para o fato, é que o instituto calcula a população das 5.570 cidades brasileiras por meio do Censo. A pesquisa, realizada de 10 em 10 anos, gera o dado mais apurado que existe no Brasil. Entre uma década e outra, calcula-se como a população de cada município variou e, sem seguida, projeta-se como mudou a demografia nas unidades da Federação.

Fonte: Metrópoles

Nenhum comentário