Header Ads




Edmilson anuncia procurador-geral e os três primeiros secretários municipais de seu governo

José Alberto Soares Vasconcelos, Carlos Puty e Jurandir Santos são professores da UFPA; Carolina Quemel é vice-presidente do PDT de Belém
Crédito: Mácio Ferreira

O prefeito eleito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), anunciou nesta quinta-feira, 17, os escolhidos para assumirem cargos importantes do governo que se inicia no dia 1º de janeiro.

José Alberto Soares Vasconcelos assumirá a função de Procurador-Geral do Município de Belém. Ele é procurador de carreira do Município de Belém há 28 anos, professor de Direito Tributário da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O escolhido por Edmilson tem mestrado em Direito e cursa o Doutorado em Direitos Humanos, ambos pela UFPA.

É a primeira vez que ele ocupará o comando da PGM. Ele entrou na carreira por meio do concurso público realizado no ano de 1991, quando foi aprovado em primeiro lugar. Ele detém reconhecimento da Ordem dos Advogados do Brasil por atividades desenvolvidas, além de ter recebido o troféu Mérito da Advocacia Raymundo Faoro, da OAB Nacional, em 2015, e menção de elogio por desempenho da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos (Semaj) em 2014.

Secretário de Planejamento e Gestão


O ex-deputado federal e ex-secretário de Governo do Estado do Pará na gestão da ex-governadora Ana Júlia Carepa (PT), Cláudio Puty, foi escolhido para o cargo de titular da secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep).

Puty é doutor em economia e professor associado da Universidade Federal do Pará (UFPA) e professor visitante do BRICS Center, da University of Internacional Business and Economics, Pequim, China e pesquisador associado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA- PNPD).

Outros cargos políticos que ocupou na carreira foram de presidente do Conselho de Administração do Banpará, secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento e secretário executivo do Ministério do Trabalho e Previdência.

Secretaria de Administração

A economista Jurandir Santos de Novaes foi escolhida pelo prefeito eleito de Belém, Edmilson Rodrigues, para o cargo de secretária de Administração, na gestão que se inicia em 1º de janeiro. Ela é professora do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP).

Jurandir Novaes foi secretária municipal de Planejamento (de 1999 a 2004), nas gestões anteriores de Edmilson, período em que conduziu o processo de participação popular no planejamento e na gestão do município de Belém por meio do “Congresso da Cidade”.

Antes de ser professora da UFPA e secretária municipal de Planejamento, Jurandir foi diretora de Planejamento da Secretaria Municipal de Economia (Secom), também na gestão de Edmilson, e servidora pública do governo do estado, onde atuou como economista em vários órgãos.

“Meu agradecimento ao prefeito Edmilson Rodrigues pelo convite. Estar dentro da estrutura municipal não serve apenas para ocupar um lugar, mas para contribuir com um projeto maior que tem no horizonte a transformação, a construção de uma sociedade mais justa e democrática”, destaca.

“O Estado tem papel fundamental diante da conjuntura desafiadora de superação das desigualdades sociais para a construção de uma Belém que clama por mudança, por ser amada e bem cuidada”.

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Carolina Quemel, graduada em Administração e Gestão Pública,vai assumir a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) na gestão do prefeito eleito de Belém, Edmilson Rodrigues, a partir de 1º de janeiro.

Carolina integra o quadro do Partido Democrático Trabalhista (PDT), legenda que participa da coligação “Belém de Novas Ideias”, pela qual Edmilson foi eleito. Ela é atual vice-presidente do Diretório Municipal do PDT e tesoureira do Diretório Estadual do partido, além de presidente estadual da Ação da Mulher Trabalhista, movimento de mulheres da legenda. E também foi conselheira estadual de Trabalho, Emprego e Renda.

“Nosso projeto é muito grande, é resgatar a juventude através do esporte. Vamos estimular os times de futebol de bairros, atividades físicas variadas para crianças e ações de esporte para a terceira idade. Esporte é qualidade de vida. Agradeço a oportunidade ao partido que faço parte e o convite do prefeito. Que possamos fazer uma gestão popular”, declara.

Fonte: Ascom/Edmilson Rodrigues/ Roma News 

Nenhum comentário