Header Ads




Operação de fim de ano tem reforço de 1,5 mil policiais em Santarém e outras 14 cidades


Crédito: Rodolfo Oliveira / Agência Pará

Nesta quinta-feira, 3, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) lançou a operação integrada “Festas Seguras”. O objetivo é intensificar as ações de segurança pública nas principais áreas comerciais durante o mês de dezembro, época em que muitos recebem o 13° salário e vão ao centro comercial fazer compras para as festas de Natal e Réveillon.

Outras equipes policiais de inteligência também irão atuar de forma integrada, monitorando e coibindo ações criminosas, a fim de evitar roubos em caixas eletrônicos, bancos e carros fortes. A operação ocorrerá na Região Metropolitana de Belém e em mais 14 cidades que sediam as Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), como Altamira e Santarém, por exemplo. Após o lançamento a operação seguirá até o dia 4 de janeiro de 2021.

“A nossa missão, em especial no mês de dezembro, é garantir a segurança para a nossa população, combatendo e evitando os crimes patrimoniais, mais comuns em razão da maior circulação de valores de dinheiro, neste mês de dezembro, destacando também o aporte do décimo terceiro, do auxílio emergencial.", diz o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

O lançamento da operação ocorreu de forma simultânea nas 14 regiões de policiamento e ainda na Região Metropolitana de Belém, com evento de abertura na Praça da Bandeira e no estacionamento do Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém, e no ginásio Abacatão, em Ananindeua.

REFORÇO

A ação contará com um reforço no efetivo diário de mais 1,5 mil agentes, e ainda um total de 227 viaturas de duas e quatro rodas. A operação será desenvolvida de forma conjunta por integrantes dos órgãos do Sistema de Segurança: Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Centro Integrado de Operações (Ciop), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC), Grupamentos Aéreo e Fluvial, Guarda Municipal de Belém, Secretaria de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), além de órgãos municipais de segurança de Belém, Ananindeua e Marituba.

FISCALIZAÇÃO

As ações desenvolvidas durante a operação serão voltadas para a segurança da população em razão da maior movimentação bancária, neste período, em virtude do recebimento do 13º salário.

ATIVIDADES

No período da realização da “Operação Festas Seguras”, permanecerão as ações das Operações de Lei Seca, Duas Rodas e Barreira. Haverá a intensificação em abordagens a pessoas, carros particulares, ônibus e motocicletas, em locais estratégicos identificados pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), por meio dos canais de denúncia do Disque Denúncia 181 ou pelo whatsapp 91 98115-9181 ou via Centro Integrado de Operações (Ciop) 190.

Com informações da Agência Pará

Nenhum comentário