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Prefeito reeleito Nélio Aguiar anuncia criação de quatro novas secretarias para o segundo mandato

Nomes de secretariado que auxiliará Nélio Aguiar serão conhecidos dia 21 dezembro.
Prefeito Nélio Aguiar anunciou criação de cinco novas secretarias — Foto: Elton Pereira/Tv Tapajós

Em coletiva de imprensa no Centro de Informações Ambientais (Ciam) na tarde desta sexta-feira (4), o prefeito reeleito de Santarém, oeste do Pará, Nélio Aguiar (DEM), falou sobre o projeto de reforma administrativa que contempla o desmembramento de secretarias e a criação de outras quatro. Nélio também informou que seu secretariado para o segundo mandato será conhecido no dia 21.

Nélio Aguiar disse que o decreto de autoria do poder executivo que trata da reforma administrativa será enviado para a Câmara Municipal de Santarém para ser discutido e votado nos próximos dias.

Segundo Nélio, a reforma é necessária para dar mais eficiência aos serviços prestados à população santarena. Lembrou que em 2017, quando assumiu o governo em seu primeiro mandato também houve reforma administrativa diante da necessidade que se apresentava naquela ocasião, e que agora as demandas são outras.

A nova reforma passa pelo desmembramento de algumas secretarias. Nélio deu como exemplo a Secretaria Municipal de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof) que será desmembrada para criação da Secretaria Municipal de Administração e Governo. A nova secretaria abrigará a coordenadoria de Defesa Civil, que hoje é vinculada à Semgof.

Outra secretaria que será desmembrada é a Seminfra. A Seminfra passa a ser Secretaria de Obras, e com o desmembramento será criada, de acordo com o prefeito, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos que deve tomar conta da administração dos cemitérios, coleta de lixo, limpeza da cidade e iluminação pública.

Na área de trânsito, Nélio disse que a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) ganhará uma Coordenadoria Portos, visando a organização do setor aquaviário e ordenamento portuário no município. Para isso, será criado o cargo de agente portuário. Devem ser criadas 10 vagas de agentes portuários.

Será criada a Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer. Atualmente, o esporte e lazer são geridos por uma coordenadoria que encontra-se vinculada à pasta da Cultura.

Já a Coordenadoria Municipal de Habitação passa a ser Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. O órgão deve se empenhar no trabalho pela regularização fundiária, problema que afeta muitos santarenos que moram nas áreas de ocupação que passaram a ser bairros na cidade. Também será criado o Núcleo dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Segundo o prefeito, essas adequações embora aumentem as unidades administrativas no seu segundo mandato, representarão pouco impacto nas finanças do município e trarão um retorno importante para a cidade com eficiência nos serviços.

Em relação aos novos secretários, Nélio destacou que o critério para escolha dos nomes será primeiramente técnico, levando em consideração que o escolhido para gerir determinada pasta precisa ter conhecimento sobre a área que irá gerir. Disse que a escolha será dele, desatrelada de alianças políticas ou partidárias.

*Colaborou Elton Pereira, da Tv Tapajós

Fonte G1 Santarém 

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