Header Ads




Processo Seletivo da UFPA ofertará mais de 7 mil vagas em 2021

 
Crédito: Ascom UFPA

O Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou, nesta terça-feira, 22 de dezembro, o edital do Processo Seletivo (PS) para ingresso de novas turmas em 2021. Serão ofertadas 7.355 vagas em 196 cursos de graduação sediados em 12 campi, incluindo 196 vagas reservadas a pessoas com deficiência (PcD).

Está mantido o preenchimento das vagas com base nos resultados obtidos pelos candidatos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2020, a ser realizado, em função das restrições impostas pela pandemia, nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Os candidatos devem estar atentos ao site do Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA) para conferir o documento.

Estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em um ou mais estados da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) continuam recebendo bônus de 10% sobre a nota do ENEM, como em anos anteriores.

O valor da taxa de inscrição permanece R$50,00, estando prevista a possibilidade de isenção do pagamento ao candidato que comprovar ter cursado todo o Ensino Médio ou equivalente em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. Essa isenção não se confunde com o direito de concorrer a vagas de cotas específicas.

Cotas

Sobre as cotas e os grupos de ingresso, as vagas serão organizadas por quadros que informam quais candidatos são destinatários de cada conjunto de vagas e as condições de concorrência, observando o disposto nas Leis n. 12.711/2012 e n. 13.409/2016. O edital também informa os grupos de inscrição e os grupos de vagas aos quais cada candidato concorrerá, mostrando, de maneira clara, que um mesmo candidato concorre, em muitas ocasiões, a vagas que pertencem a mais de um grupo de cota.

No edital do PS, os candidatos também poderão conferir informações relacionadas ao processo de matrícula e aos documentos necessários para o estabelecimento do vínculo institucional, em qualquer grupo de inscrição. Um destaque deste ano é a inclusão da necessidade de validação da autodeclaração de pessoa negra (preto, ou pardo), a ser realizada por Comissão de Heteroidentificação, que será responsável pelo deferimento da habilitação.

Sem Exame de Habilidades

Este ano, em função das restrições impostas pela pandemia, não será realizado Exame de Habilidades Específicas para candidatos inscritos nos cursos de Licenciatura em Dança e Música.

Adicionalmente, o edital apresenta informações relacionadas ao fluxo de preenchimento das vagas, aos critérios de eliminação, ao cômputo da nota final, assim como à classificação e aos critérios de desempate. Constam ainda no documento as situações e os prazos para a interposição de recursos administrativos, respeitando o que dispõe o Calendário Acadêmico 2021. Sobre este, leia mais aqui.

Fonte Roma News 

Nenhum comentário