Header Ads




Informativo Câmara Municipal de Santarém


Câmara Municipal de Santarém 

VEREADORES FORMAM AS COMISSÕES, MAS PRESIDENTES AINDA NÃO ESTÃO
DEFINIDOS E TROCAS PODEM SER FEITAS 

Ao final da sessão ordinária desta quarta-feira (20/01), o presidente da Casa vereador Ronan Liberal Jr. (MDB) leu a Portaria 01/2021, que dispõe acerca da formação das comissões permanentes da Casa. A articulação, naturalmente, vem sendo feita há dias, e na manhã desta quarta-feira (20/01), foram batidos os martelos, porém não totalmente, haja vista ainda estarem indefinidas as presidências e alguns vereadores estão pretendendo fazer trocas.

Mesmo diante das indefinições, um quadro já se formou, no qual os parlamentares tendem a ocupar vaga em comissões com as quais mais se identificam, seja por profissão ou luta de vida. O Professor Josafá (PL), por ser o segundo secretário da Mesa, só pôde optar por uma comissão, e como era de se esperar, escolheu a de Educação. O parlamentar disse que pretende lutar, junto aos pares, por uma educação digna que atenda a todos, dos educadores, passando pelos outros profissionais da Educação, e pelas famílias atendidas pela Rede de Ensino.

Já Alexandre Maduro (MDB) está na 5ª e na 8ª comissões. O emedebista ainda está com
indefinições, e pode se deslocar para outra comissão. Mas se diz satisfeito com as temáticas e também pretende dá o melhor de si, juntamente com os demais parlamentares,
em defesa dos direitos do povo.

As comissões permanentes desta 19ª legislatura estão formadas assim:

2ª COMISSÃO: FINANÇAS, CONTAS, CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E Redação:

Erlon Rocha (MDB); Enf. Murilo Tolentino (PSC); Erasmo Maia (DEM); Adriana Almeida (PV) e Dr. Carlos Martins (PT).

3ª Comissão: Educação, Cultura, Desporto e Assistência Social:

Enf. Alba Leal (MDB); Silvio Neto (DEM); Prof. Josafá Gonçalves (PL); Didi Feleol (PP) e JK do povão (PSDB).

4ª COMISSÃO: TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO, TURISMO, COMÉRCIO E INDÚSTRIA:

Erasmo Maia (DEM); Gerlande Castro (PSB); Biga Kalahare (PT); Aguinaldo Promissória (PSL); JK do Povão (PSDB).

5ª COMISSÃO: AGRICULTURA, PECUÁRIA, OBRAS PÚBLICAS E PATRIMÔNIO:

Alexandre Maduro (MDB); Alysson Pontes (PSD); Pr. Ângelo Tapajós (Republicanos); Júnior Tapajós (PL) e Aguinaldo Promissória (PSL).

6ª COMISSÃO: DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E COMBATE ÀS DROGAS:

Pr. Ângelo Tapajós (Republicanos); Biga Kalahare (PT); Didi Feleol (PP); Carlos Silva (PSC) e JK do Povão (PSDB).

7ª COMISSÃO: SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO:

Enf. Alba Leal (MDB); Jandeilson Pereira (DEM); Enf. Murilo Tolentino (PSC); Gerlande Castro (PSB) e Dr. Carlos Martins (PT).

8ª COMISSÃO: MEIO AMBIENTE E ASSUNTOS ESTRATÉGICOS DE INTERESSE DO MUNICÍPIO:

Alexandre Maduro (MDB); Silvio Neto (DEM); Júnior Tapajós (PL) e Elielton Lira (Avante). 

JK do Povão (PSDB)

VEREADOR PEDE CONTRATAÇÃO DE PEDIATRAS PARA O HOSPITAL MUNICIPAL DE SANTARÉM

O vereador JK do Povão usou a tribuna, na sessão desta quarta-feira (20), para manifestar
preocupação com atendimentos de pediatria no setor de urgência e emergência do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo. O parlamentar anunciou que vai apresentar requerimento para que a Secretaria Municipal de Saúde contrate especialistas para esse serviço.

JK ressaltou que tem recebido relatos de várias famílias que não recebem atendimento
por falta de pediatra, já que os médicos com essa especialidade atendem apenas no setor clínico e, muitas vezes, não há disponibilidade para os profissionais prestarem socorro na
Urgência e Emergência do HMS.“Não podemos admitir que nossas crianças continuem sem a assistência necessária na principal unidade do serviço público de saúde em uma cidade do porte de Santarém”, finalizou.

Erasmo Maia (DEM)

ERASMO MAIA DESTACA UNIÃO DE FORÇAS PARA IMUNIZAR A POPULAÇÃO CONTRA A COVID-19

O vereador Erasmo Maia destacou, na sessão desta quarta-feira (20/01), a união de esforços dos governos Federal, Estadual e Municipal para que a imunização de santarenos contra a Covid-19 já fosse uma realidade. O parlamentar ressaltou ainda a importância da participação da Câmara Municipal de Santarém nesse processo. 
O democrata enfatizou o papel dos parlamentares em estarem presentes em todas as discussões e ações importantes para a população, principalmente, nesse tempo de pandemia. “O vereador é um servidor público que precisa participar, não apenas das discussões, mas, principalmente, dos trabalhos de interesse público. Para isso fomos eleitos como representantes da sociedade”.
Prof. Josafá Gonçalves (PL)

EM TEMPOS DE COVID-19, ASSISTÊNCIA À CLASSE TRABALHADORA É UM DOS COMPROMISSOS DO VEREADOR PROF. JOSAFÁ

Reuniões com autoridades governamentais responsáveis e com representantes da sociedade civil estão sendo organizadas pelo parlamentar. Em discurso de abertura na segunda Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Santarém, na tarde desta quarta-feira (20), o vereador Prof. Josafá Gonçalves (PL) argumentou a respeito do novo Decreto Municipal para o enfrentamento da COVID-19 (decreto n°189/2021-GAP/PMS, de 18/01/21), dando enfoque à atual situação da classe trabalhadora. O parlamentar citou algumas ações que já foram realizadas para o progresso desse debate como, por exemplo, a reunião com Walter Matos, coordenador municipal da Vigilância Sanitária, realizada na manhã desta quarta. A presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, Hotelaria e Similares do Oeste do Pará (SINECHOPA), Ana Sousa, também conversou com o vereador e expôs as principais insatisfações da classe. Para exemplificar o cenário incerto dos trabalhadores, o liberal questionou os horários de funcionamento da praça de alimentação e lojas do Rio Tapajós Shopping, bem como do comércio no centro da cidade. “Conversamos com alguns empresários e a nossa grande preocupação é que eles já levantaram a possibilidade de demissões em massa dos trabalhadores de hotéis, restaurantes e lanchonetes”, afirmou. Professor Josafá pontuou também que já protocolou uma reunião, na próxima sexta-feira (22), com o coordenador da Vigilância Sanitária, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, a secretária de Saúde e a presidente do Sindicato dos Empregados no
Comércio, Hotelaria e Similares do Oeste do Pará (SINECHOPA). “Está na hora de todos nós nos abraçarmos e acharmos uma maneira de juntos fazermos parte do debate para solucionar a crise entre empresários e a classe trabalhadora”, finalizou.


Por Cibele Pixinine – Assessora de Imprensa
do vereador Prof. Josafá Gonçalves

Ronan Liberal Jr. (MDB)

PRESIDENTE DA CÂMARA REFORÇA MEDIDAS PREVENTIVAS DA PANDEMIA DA COVID-19 E
FORMA COMISSÕES JUNTO AOS PARES

Durante a segunda Sessão Ordinária desta 19ª legislatura, na Câmara Municipal de
Santarém, realizada nesta quarta-feira (20), o presidente da Casa Ronan Liberal Jr. usou
a tribuna para expressar sua gratidão a todos os presentes e aos que depositaram confiança
para ele estar conduzindo o Poder Legislativo, e reforçou que deve ser uma gestão compartilhada. “Para mim é uma honra representar a população e o Poder Legislativo, estar recebendo as demandas e lutando pelos benefícios e pelo progresso do município de Santarém”, congratula.
O presidente inseriu ainda a sua participação durante celebração do ato simbólico que
marcou início da vacinação no município, que aconteceu no Lar São Vicente de Paulo,
na terça-feira (19), juntamente ao governador do Estado Helder Barbalho, do prefeito de
Santarém Nélio Aguiar e demais autoridades. Além disso enfatizou a importância das
medidas seguidas pela Casa em combate ao coronavírus conforme decreto municipal.
“O Poder Legislativo tem procurado fazer sua parte, o número de pessoas na Casa foi
reduzido em 30%, reforçamos o uso de máscaras e álcool em gel. Espero em Deus que
esses avanços possam diminuir e que juntos possamos estar contribuindo em benefício da
Saúde Pública do Município de Santarém”, afirmou. Na manhã desta quarta-feira, o presidente também reuniu com os vereadores para a formação das Comissões permanentes da Casa, dando encaminhamento ao Processo
Legislativo para que todos possam exercer suas atividades em prol da população, em
benefício do progresso e desenvolvimento de Santarém.

Sara Evelyn – Assessora de Imprensa Presidência da Câmara

Júnior Tapajós (PL)

VEREADOR GARANTE FISCALIZAÇÃO PARA O CRONOGRAMA DE VACINAS NO
COMBATE À COVID-19

A afirmação foi feita pelo vereador Júnior Tapajós (PL), durante o tempo de tribuna desta quarta-feira (20). O parlamentar destacou o início da vacinação contra a Covid em nosso município e registrou os relatos de preocupação que tem recebido de algumas pessoas sobre a seguridade da ordem de vacinação dos grupos pré estabelecidos. O vereador afirmou que estará acompanhando de perto a transparência da execução do cronograma.“Tenho certeza que o prefeito Nélio Aguiar, assim como a secretária de Saúde Marcela Tolentino farão valer a lisura deste processo, dando a tranquilidade que cada cidadão
merece em relação à imunização”, disse o vereador.

Tapajós lembrou ainda que é importante também que cada pessoa saiba esperar o seu momento de vacinar, respeitando a ordem dos grupos de prioridade e lembrando que, há quase um ano quando iniciou a pandemia, não tínhamos nem expectativas em relação a vacina. Outro ponto por ele destacado na tribuna, é a importância da publicidade em cima do cronograma de vacinação, para que todos possam acompanhar e tirar suas dúvidas. Sobre a importância de vacinar e registrar essa imunização, o vereador lembrou do projeto de lei de sua autoria, que requer no ato da matrícula das crianças, a apresentação da carteira de vacinação.
“O grande objetivo desse projeto de lei é manter a vacinação das crianças sempre ativa, evitando assim maiores transtornos. Temos o exemplo claro do sarampo, doença erradicada há muitos anos, mas que voltou a atingir a população devido à falta de procura pela vacina”, disse o parlamentar. Ainda em seu discurso, Tapajós aproveitou para agradecer os 3.721 votos que os
reelegeram. “Fica a gratidão pela confiança e a certeza de que nosso mandato e nosso gabinete estarão sempre à disposição de todos, para trabalharmos seguindo presente nas  comunidades, através dos projetos de lei, garantindo o retorno que a população merece”,
concluiu ele. Finalizando sua fala, Júnior Tapajós lembrou que, após seis anos sem representação
política no cenário estadual, Santarém e região contam agora com o deputado genuinamente santareno José Maria Tapajós. “Essa larga experiência política que já teve como vereador, presidente da câmara, vice-prefeito, só nos dá a certeza que Santarém e região contarão agora com a representação que merecem”, encerrou o vereador,


Márcia Reis – Assessora de Imprensa do vereador Júnior Tapajós

Carlos Silva (PSC)

RETORNO GARANTIDO: CARLOS SILVA VAI A COMUNIDADES, ONDE RECEBEU 
EXPRESSIVA VOTAÇÃO PARA AGRADECER E OUVIR AS REIVINDICAÇÕES; VEREADOR 
QUER ACABAR COM A IMAGEM DO “DEPOIS DA VITÓRIA, O POLÍTICO SOME ”

Com agradecimento às comunidades do Limão Grande, Palmas do Ituqui, Nova Vitória e Poço Branco, o vereador Carlos Silva (PSC) iniciou seu discurso na tribuna, durante a sessão desta quarta-feira (20/01). O parlamentar disse que nesta quinta-feira (21/01), junto com sua equipe, vai seguir em visita a essas comunidades, para averiguar algumas denúncias e demandas que o povo já o acionou. “É muito importante esse retorno de  agradecimento às comunidades para consolidar apoio sempre que precisarem, e desfazer essa imagem negativa de que depois da vitória o político some”, observa. O vereador ainda deu ênfase a um requerimento que dera entrada, pedindo a manutenção de algumas ruas no bairro Santo André, pois teria ouvido muitas reclamações dos moradores daquela área, que no período das chuvas, as ruas ficariam intrafegáveis. E como a voz do povo, o parlamentar promete continuar sendo o jornalista que sempre levou os anseios da população para a televisão, sobre o que, inclusive, aproveitou para anunciar que logo estará na “telinha” com seu novo programa a partir de fevereiro.

Primeira bancada evangélica se reúne para formular documento de oficialização - Na
manhã desta quarta-feira (20/01), o vereador Carlos Silva (PSC) recebeu em seu gabinete os outros colegas vereadores o Pr. Ângelo Tapajós (Republicanos) e Elielton Lira (Avante) para formular o documento de oficialização da primeira Bancada Evangélica da Câmara Municipal de Santarém. “A união das igrejas evangélicas é muito importante, para juntos intercedermos a Jesus, pela nossa cidade”, pontuou Pr. Ângelo Tapajós. A formação dessa bancada é um grande marco para a história desta casa, pois foi primeira vez que parlamentares evangélicos se uniram para formá-la. “Existe uma necessidade de firmarmos apoio às igrejas, independente de denominação, placa ou título”, afirmou Carlos Silva.

Os parlamentares encerraram a reunião com a formulação do documento que oficializa a
primeira bancada evangélica da Câmara de Santarém, tendo como líder o Pr. Ângelo
Tapajós e o vice-líder Carlos Silva.


Por Heloisa Pinheiro – Assessora de Imprensa do vereador Carlos Silva

Sílvio Neto (DEM)

EMENDA PARLAMENTARES PREVEEM MELHORIAS PARA O MERCADÃO 2000 E O 
TURISMO SANTARENO

O vereador Sílvio Neto (DEM) usou pela primeira vez a tribuna, na 19ª legislatura, para anunciar emendas parlamentares que conseguiu por meio do deputado federal Júnior Ferrari (PSD) para projetos que vão melhorar a estrutura econômica de Santarém. De acordo com o parlamentar, além de recursos para a ampliação do Mercadão 2000, os recursos junto ao Governo Federal também devem permitir o asfaltamento da estrada de
acesso à praia do Pajuçara. “Com certeza será um grande impulso para o turismo, um dos mais importantes setores da economia local”, enfatizou. 
Sílvio Neto aproveitou para agradecer os votos recebidos para mais um mandato e 
parabenizou o presidente da Casa Ronan Liberal Júnior (MDB) pela eleição para o cargo,  manifestando confiança no comando da Câmara Municipal de Santarém.
Gerlande Castro (PSB)

GERLANDE PEDE MELHORIAS DE ACESSO A COMUNIDADES DO ARAPIUNS

O vereador Gerlande Castro (PSB) defendeu a estruturação de estradas e ramais que interligam comunidades da região do Rio Arapiuns, partindo da comunidade de Cachoeira do Aruã. O parlamentar apresentou requerimento, durante a ordem do dia, para que os trabalhos sejam realizados pela Prefeitura e pelo Governo do Estado. 
O parlamentar destacou que as obras requeridas vão encurtar a distância entre as 
comunidades e com a sede do município, beneficiando pelo menos 50 localidades que
hoje ficam quase isoladas. Gerlande salientou que os projetos podem envolver ainda o Governo Estadual porque beneficiariam, também, o município de Juruti.

Didi Feleol (PP)

FELEOL PROPÕE MELHORIAS PARA A ESCOLA TIAGO XISTO DE ARAGÃO, NO LAGO 
GRANDE 

O vereador Didi Feleol apresentou, nesta quarta-feira (20/01), requerimento para a ampliação da Escola Municipal Tiago Xisto de Aragão, em Vila Curuai. O parlamentar salientou a importância do estabelecimento para a formação de crianças e adolescentes em uma das maiores comunidades da região do Lago Grande. Feleol também apresentou Indicação para que o município crie projetos de apoio ao esporte. Ele parabenizou o prefeito Nélio Aguiar pela recriação da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, ressaltando que a medida por resultar em parcerias com os governos estadual e federal para a obtenção de recursos que viabilizem os programas de incentivo à prática esportiva e outras necessidades da juventude santarena.

Biga Kalahare (PT)

VEREADOR BIGA KALAHARE USA A TRIBUNA DA CÂMARA PARA DESTACAR SUAS 
AÇÕES NAS PRIMEIRAS SEMANAS DO MANDATO 

Durante a sessão desta quarta-feira (20), o vereador Biga Kalahare (PT) iniciou seu
pronunciamento agradecendo a população pelos 1.276 votos. Ele parabenizou seus companheiros de partido, vereador Dr. Carlos Martins (PT) pela vereança, e Maria do Carmo Martins (PT) pelo expressivo número de votos e por ser uma grande incentivadora de sua candidatura. O parlamentar se solidarizou com familiares que perderam entes queridos para a Covid￾19, e desejou forças para seguirem em frente com fé e com o fortalecimento da ciência e do Sistema Único de Saúde (SUS).
O petista reforçou que seu mandato será participativo, que buscará meios para solucionar
problemas enfrentados por moradores de bairros periféricos de Santarém e se comprometeu a apresentar ao Legislativo as reivindicações de todos e todas."Meu objetivo é corresponder à esperança que todos depositaram em mim. Por isso, atuarei fortemente pela defesa das demandas da juventude, do esporte e lazer, do turismo
e das periferias. Como já estou fazendo", frisou.
Sobre as primeiras semanas como vereador, o parlamentar ressaltou que conversou com
diversos grupos e representantes, afirmando que essas ações representam a sua atuação
comprometida. "Recebi o time de futebol sub-17 Águia; representantes da Associação de
Canoagem de Santarém; presidentes das associações do bairro Vigia e [comunidade] São
José; professores da Rede Municipal; alunos do ensino médio; e estive em bairros como
Nova Vitória, Maracanã e na ocupação Juá", destacou. Os bairros mais distantes da área central necessitam de um apoio maior do Governo
Municipal, no Juá, onde residem aproximadamente seis mil famílias não existem
equipamentos públicos básicos, pela ausência da regularização fundiária. Ainda no seu discurso, o parlamentar falou sobre os requerimentos que apresentou com essas demandas e solicitou encaminhamento imediato sobre essas questões, e sobre a atual situação da pandemia do novo coronavírus no município. O vereador encerrou sua fala pedindo licença aos parlamentares para se comunicar com os seus seguidores que o acompanhavam pela transmissão ao vivo da casa.
"Quero terminar dizendo, podem contar comigo nenenx!'', finalizou.

Comissões - As comissões da Câmara Municipal de Santarém foram definidas em uma reunião na manhã desta quarta-feira (20). O vereador Biga Kalahare (PT) é um dos integrantes da 4°comissão, que inclui Transporte, Comunicação, Turismo, Indústria e Comércio e da 6° comissão que envolve Defesa dos Direitos Humanos, Juventude e Combate às Drogas. “Eu optei pela comissão de transporte, comunicação e turismo e pela juventude porque como sempre eu falo, eu quero ver Santarém como polo turismo na
região. A questão da juventude é porque sou jovem, interajo com muitos jovens, conheço
muitos jovens e eu vejo que aqui em Santarém eles estão sem perspectiva, e eu como
vereador tenho esse papel de trazer uma expectativa de vida para esse público".


Por Daína Aben-Athar - Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare

Enf. Alba Leal (MDB)

VEREADORA ALBA LEAL SOLICITA REVITALIZAÇÃO DO GINÁSIO DA CIDADANIA E 
FAZ MOÇÃO DE APLAUSOS AOS FARMACÊUTICOS DURANTE SESSÃO ORDINÁRIA

A vereadora Alba Leal (MDB) protocolou nesta quarta-feira (20), no Departamento Legislativo da Câmara Municipal de Santarém, requerimento solicitando ao Poder Executivo a revitalização do Ginásio da Cidadania, localizado no bairro Mapiri. Ela propõe que no local sejam feitas manutenções elétrica, hidráulica, jardinagem, fachada, arquibancada, rede de proteção e iluminação, visando beneficiar a população que utiliza o espaço em seus momentos de esporte e lazer.“Atendendo ao pedido dos moradores fiz uma visita no local e percebi que a parte estrutural do Ginásio está bem danificada e precisa de manutenção, para que os desportistas da nossa cidade possam usufruir de um espaço adequado para a prática de esportes. Por isso protocolei o pedido de revitalização direcionado à Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer na certeza de ser atendida”, disse Alba.
Moção de Aplausos - Durante a segunda sessão ordinária desta tarde, a vereadora Alba  apresentou Moção de Aplausos a todos profissionais da área farmacêutica que atuam no
município. A moção foi aprovada por unanimidade. A vereadora pediu que a sua
manifestação de aplausos seja encaminhada ao Conselho Regional de Farmácia do Estado
do Pará- Seccional oeste, Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 horas, Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), Hospital Sagrada Família, Unimed, bem como àsinstituições de Ensino Superior: Iespes, Unama, Ufopa e estabelecimentos farmacêuticos locais.
“Hoje, no Dia Nacional do Farmacêutico, quero reconhecer e agradecer a todos esses profissionais pelo magnífico trabalho realizado com competência e coragem, pois o
Farmacêutico não é somente um dispensador de medicamentos em uma farmácia. A função desse profissional vai muito além”, destacou a vereadora. A farmacêutica Ilvia Silva Gomes agradeceu o reconhecimento. “Agradeço pela moção, pois é um reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido por nós em prol da população. Nosso papel primordial é cuidar das pessoas. Nesse período de pandemia
estivemos na linha de frente garantindo a disponibilidade de insumos e medicamentos nos
hospitais, clínicas, drogarias e unidades de saúde”, concluiu. Ainda na sessão, foi aprovada a pauta de autoria da parlamentar, que trata do pedido de ampliação das ações de saúde relacionadas ao enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19) na região de rios e planalto, bem como propiciar suporte no abastecimento de materiais e medicamentos na área da saúde.

Por Gleicy Lira - Assessoria de Imprensa da Vereadora Alba Leal

Adriana Almeida (PV)

VEREADORA UTILIZA TRIBUNA PARA SOLICITAR RETOMADA DA BALSINHA QUE RECOLHE O LIXO NAS EMBARCAÇÕES DE SANTARÉM 

A vereadora Adriana Almeida (PV) utilizou a tribuna do plenário Palácio do Tapajós, na
Câmara Municipal de Santarém, na tarde desta quarta-feira, 20, para enfatizar seu primeiro Projeto de Lei que foi protocolado na terça-feira, 19, e também para abordar problemáticas da saúde que o município enfrenta diariamente. De acordo com a parlamentar, infelizmente não é apenas a pandemia do coronavírus que preocupa a saúde em Santarém, mas outras doenças como dengue, zika vírus e Chikunguny. A vereadora destacou a retomada da balsinha que recolhe lixo nas embarcações. “Protocolei requerimento da retomada da balsinha que recolhe o lixo nas
embarcações, que até o momento está parada”, frisou. 
Uma das bandeiras que a vereadora destacou em seu mandato é a da Saúde Bucal, que 
atualmente está com atendimento reduzido por causa da pandemia, atendendo apenas cinco pacientes por dia. “Já visitamos o almoxarifado para verificarmos os materiais disponíveis, que, por enquanto, está com número suficiente pelo tempo reduzido”.A partir desta quinta-feira, 21, a vereadora iniciará a fiscalização nas 33 unidades básicas de saúde para dialogar com profissionais de odontologia que estão atuando na saúde bucal
no município. Atualmente o município possui três unidades nos bairros do Residencial Salvação, Amparo e Curuai que ainda não funcionam por falta de equipamentos, como as
cadeiras odontológicas.

Lana Mota - Assessora de Imprensa da vereadora Adriana Almeida

Dr. Carlos Martins (PT)

CARLOS MARTINS SOLICITA ABERTURA DE AGÊNCIA TRANSFUSIONAL NO HOSPITAL 
MUNICIPAL 

Dr. Carlos Martins (PT) protocolou requerimento para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) solicitando a execução de um serviço de extrema importância para a população: a implantação de uma Agência Transfusional no Hospital Municipal de Santarém. A Agência Transfusional é uma unidade hemoterápica que gerencia todas as etapas relacionadas à transfusão de sangue, como armazenar sangue e seus hemocomponentes, realizar exames pré-transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos setores da unidade hospitalar. “O Hospital Municipal é um Pronto Socorro que atende toda a região Oeste do Pará porque ele é um hospital de referência, e muitas vezes os pacientes atendidos precisam de uma grande quantidade de sangue, e nem sempre temos essa quantidade disponível para um atendimento emergencial. A criação da agência transfusionaloferece segurança de 
atendimento na área da saúde à nossa população”, explicou o vereador.
O assunto foi discutido na Câmara por outros vereadores, que destacaram a importância
do requerimento e a solicitação da implantação da agência transfusional em caráter de
urgência.

Vereador Carlos Martins solicita construção de escola na ocupação Bela Vista do Juá

- O vereador Carlos Martins (PT) protocolou requerimento para a Secretaria Municipal
de Educação (Semed), solicitando a implantação de uma escola nos padrões do Ministério
da Educação na Ocupação Bela Vista do Juá, onde muitas crianças e adolescentes que necessitam frequentar a escola precisam se deslocar para bairros distantes, inviabilizando o acesso a uma educação adequada, pautada pela Lei de Diretrizes e bases da Educação nacional. “Unidade escolar, centro de saúde, abastecimento de água, energia elétrica de qualidade, 
são necessidades urgentes naquele bairro. Mas entendo que a educação é o ponto prioritário para aquela área, principalmente a educação infantil porque as crianças precisam se deslocar para escolas distantes, e ainda correndo riscos ao atravessarem a Fernando Guilhon que é uma via de grande movimento de veículos. Portanto, nosso
pedido é que a secretaria de Educação de Santarém possa analisar a solicitação
encaminhada e que se resolva o quanto antes o acesso à educação de qualidade para os
moradores daquela área", finalizou.
A ocupação Bela Vista do Juá existe há mais de 10 anos e reúne quase seis mil famílias,
que necessitam de serviços essenciais em diversas áreas. O requerimento reforça o compromisso do vereador em levar as necessidades do povo mais carente para discussão no plenário e garantir a aprovação de melhorias para essas famílias.

Por Keliane Tomé – Assessoria de Imprensa do vereador Carlos Martins

Blogdocarpê com informações Ascom Câmara Municipal de Santarém 

Nenhum comentário