Header Ads




Ministério do Meio Ambiente inclui municípios paraenses em lista de prioridade para controle do desmatamento

Passam a integrar a lista os municípios de Jacareacanga, Medicilândia, Rurópolis e Trairão.
Desmatamento da Amazônia, em foto de 2007; floresta brasileira perdeu 20% de sua área desde 1970 — Foto: Getty Images via BBC

O Ministério do Meia Ambiente incluiu quatro municípios paraenses na lista de prioridade para ações de prevenção, monitoramento e controle do desmatamento. A lista foi atualizado na Portaria Nº 9, publicada na última segunda-feira (11).

Passam a integrar a lista os municípios de Jacareacanga, Medicilândia, Rurópolis e Trairão. Já as cidades com desmatamento monitorado e sob controle também ganhou um nome paraense: Rondon do Pará.

As listas são atualizadas periodicamente com a entrada ou regresso de municípios do Bioma Amazônia como prioritários para prevenção, monitoramento e controle do desmatamento, além de identificar locais com desmatamento monitorado e sob controle

Listas de controle

Para ser prioridade nas ações contra o desmatamento, os municípios precisam ter área total de floresta desmatada igual ou superior a 80 km², em 2019 ; igual ou superior 160 km², nos últimos três anos ; ou aumento da taxa de desmatamento em pelo menos três, dos últimos cinco anos.

Já para ser identificado como municípios com desmatamento monitorado e sob controle é preciso que o município possua 80% de seu território com imóveis rurais monitorados por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e manter desmatamento inferior a 40 km² nos últimos quatro anos.

Fonte G1 Pará

Nenhum comentário