Header Ads




MPF volta a alertar Ministério da Saúde sobre necessidade urgente de apoio ao sistema de saúde do oeste do PA

Foram indicadas possíveis medidas de apoio ao sistema de saúde da região
Crédito: Reprodução/Governo de São Paulo/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) expediu nesta terça-feira, 26, ofício ao Ministério da Saúde em que reforça os argumentos da recomendação expedida no último dia 19 para evitar o colapso do sistema de saúde no Pará, em especial no oeste do estado. O MPF pediu, ainda, que seja avaliada a possibilidade de aceleramento da vacinação no estado, também com atenção especial para essa região.

No documento endereçado ao ministro Eduardo Pazuello, o MPF pede que, em articulação com a Sespa (Secretaria de Saúde do Pará), o Ministério da Saúde garanta estrutura para instalação de leitos adicionais, aquisição de insumos médico-hospitalares (especialmente oxigênio), e suporte logístico para abastecimento de recursos materiais.

Ao pedir que seja feita avaliação da pertinência de aceleramento da vacinação no Pará – em especial no oeste paraense –, o MPF destacou a necessidade de que seja cumprida a ordem de prioridade estabelecida no Plano Nacional de Imunização.

O oeste paraense vem sofrendo um aumento exponencial no número de casos e internações por covid-19, o que pode ser indicativo de que há disseminação da nova variante da linhagem do vírus causador da doença, registra o ofício. No Amazonas, que faz divisa com a região, essa nova linhagem já provocou o colapso do sistema de saúde.

Fonte: MPF

Nenhum comentário