Header Ads




Novo decreto de Alenquer proíbe consumo de bebidas alcoólicas e permite até 20 pessoas em eventos religiosos

Novas recomendações entraram em vigor no sábado (23). Pessoas estão proibidas de circular pelas ruas do município entre às 22h e 5h.
Novo decreto municipal foi publicado e entrou em vigor no sábado, 23 — Foto: Reprodução/Redes sociais

Como medida de enfrentamento à Covid-19, a Prefeitura Municipal de Alenquer, no oeste do Pará, publicou no sábado (23), um decreto que prevê o toque de recolher, das 22h às 5h, com validade enquanto perdurar a classificação de "bandeiramento vermelho" na qual o município foi incluído devido ao aumento no número de casos confirmados da doença.

Dentre outras recomendações, o documento permite que no máximo 20 pessoas participem de eventos religiosos e, proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas e demais estabelecimentos.

Ainda segundo o decreto, no horário em que o toque de recolher estiver valendo, está proibida a circulação de pessoas com exceção de necessidade urgente, e ainda assim, de maneira individual, sob pena de apreensão de veículos e condução dos indivíduos à delegacia de Polícia Civil.

Também de acordo com o documento, estão suspensos ao público, por 15 dias, quaisquer eventos que promovam aglomerações com público superior a 10 pessoas; visitação a pacientes suspeitos os confirmados com Covid-19; funcionamento de salões de beleza, academias, bares, casas noturnas, praias e balneários.

Os estabelecimentos comerciais, casas lotéricas e agências bancárias podem funcionar desde que sejam respeitadas as recomendações de evitar aglomerações, distanciamento entre os clientes e uso obrigatório de máscaras e álcool em gel.
Vista aérea do município de Alenquer, no Oeste do Pará — Foto: Prefeitura de Alenquer/Divulgação

Estão suspensas por 7 dias as visitações a pacientes internados nas unidades hospitalares de Alenquer. As aulas das redes públicas e privadas também estão suspensas e em caso de desobediência, a unidade de ensino deve ser fechada.

As feiras e mercados públicos podem funcionar até às 13h. Já as padarias, mercados de bairros e açougues podem ficar abertos das 7h às 21h. As demais atividades econômicas, consideradas não essenciais, devem funcionar de 9h às 15h. O expediente nos órgãos e repartições públicas municipais serão internos.

O decreto prevê também o uso obrigatório de máscaras em todo o município e punição de R$ 50 mil, por dia, para estabelecimentos comerciais que descumprirem as recomendações.

Para denunciar o descumprimento das normas previstas no decreto a população tem à disposição os canais: ouvidoria@alenquer.pa.gov.br e o número (93) 99211 1692.

Fonte G1 Santarém 

Nenhum comentário