Header Ads




Prefeito Nélio Aguiar reúne com produtores rurais sobre adesão das modalidades PAA estadual e Conab


Crédito: Agência Santarém 

A reunião aconteceu nesta quarta-feira (06), na sede da Unidade de Apoio e Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (UADAAF), o Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, avaliou que a garantia de vários recursos principalmente para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), se dá pelo empenho da  gestão. “Santarém está sendo referência para outros municípios, pelo compromisso com nossa cidade em trabalhar a Política da segurança alimentar”. Crédito: Agência Santarém 

O prefeito destacou que um grande exemplo disso é essa unidade (UADAAF), localizada no bairro do Uruará. “Esse prédio conta com um espaço para armazenar, acondicionar, resfriar e organizar os alimentos da agricultura familiar, facilitando o comércio e a distribuição; aqui o gêneros alimentícios passam pelas etapas de triagem, higienização, separação, processamento e acondicionamento. A partir daí, são distribuídos, sendo destinados preferencialmente ao abastecimento da Rede de Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional e da rede pública de ensino, além de outros programas sociais geridos pelo poder público e entidades socioassistenciais, melhorando a qualidade de vida e fortalecendo a geração de emprego e renda porque o recurso circula aqui na nossa região”, ressaltou.

A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito acompanhou a reunião e destacou que essas adesões foram um grande avanço para a região metropolitana de Santarém “Somando as duas adesões ao PAA municipal que é uma contrapartida do governo federal e que foi retomado no início da gestão do governo Nélio, nós iremos movimentar durante um ano quase 1 milhão de reais na agricultura familiar. Essas duas adesões foram inéditas para o  nosso município, a consolidação do apoio do governo do estado, esse é um recurso que fica na nossa cidade, na nossa região, é um incentivo para a agricultura e sobretudo atende as necessidades dos nossos usuários em situação em vulnerabilidade social", acrescentou Celsa Brito. 

“Iniciar o ano com esse recurso para a compra de alimentos da agricultura familiar e garantir esse desenvolvimento pro produtor no campo. O que pra gente é uma satisfação imensa. Todo o alimento que é comprado, dá esse suporte na questão da insegurança alimentar, e isso é fundamental.” Avaliou Fagner Gonçalves Chefe da Divisão de Segurança Alimentar de Santarém.

10 pessoas entre representantes de cooperativas e produtores rurais participaram da reunião que contou também com a presença da assessora de planejamento da Semtras  Roselene Andrade, do novo superintendente do Incra Francisco de Sousa que aproveitou para parabenizar a gestão pelas conquistas em prol da agricultura familiar. Todos os produtores rurais presentes agradeceram a importante execução e ampliação do programa.

“Pra mim essa notícia foi motivo de muita alegria, eu trabalho com o PAA desde o início, esse programa já me beneficiou com muita coisa na minha vida, é um recurso a mais, garantido todo ano, e através desse recurso pude comprar equipamentos para melhorar na minha lavoura,  e com essa ampliação é muito satisfatório, vou pode aumentar a minha produção e alavancar os meus negócios.” Confidenciou Manoel Tomé dos Santos Silva, produtor rural da região do Eixo Forte.

o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), encerrou 2020 sendo referência de sua execução em todo o estado do Pará as adesões ao PAA Estadual, e CONAB e o funcionamento da Unidade de Apoio a Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (UADAAF).

O PAA municipal teve concedido o valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), para execução em 2020 e já teve prorrogada a execução para 2021, beneficiando 120 famílias produtores da agricultura familiar, atendendo 21 unidades consumidoras, compreendendo 6.685 usuários de consumo interno.

Santarém aderiu em novembro ao Programa de Aquisição de Alimentos PAA – CONAB no valor de 308.720, 82 (Trezentos e oito mil, setecentos e vinte reais e oitenta e dois centavos), e também a adesão ao PAA Estadual, cuja meta é  meta é atender 50 famílias produtoras com aporte financeiro total no valor de R$ 325.000,00 (trezentos e vinte e cinco mil reais) durante esse ano.

Blogdocarpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário