Header Ads




SMT orienta condutores e usuários sobre os protocolos sanitários dentro dos ônibus

Campanhas educativas reforçam sobre o uso de máscaras e a evitar aglomerações
Crédito: Agência Santarém 

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) vem orientando condutores e usuários dos transportes coletivos urbanos em relação aos protocolos sanitários e os novos horários de circulação implementados para evitar as aglomerações. Nesta sexta-feira (29), o setor de educação no trânsito esteve presente na Travessa Silvino Pinto, na parada de ônibus intramunicipal, reforçando a orientação e distribuindo máscaras.
A ação foi voltada aos ônibus, mas demais veículos também foram orientados

As campanhas educativas vem sendo realizadas desde 2020, e agora estão sendo intensificadas com a instauração do Decreto Municipal 189/2021 que decretou estado de emergência e a classificação do bandeiramento vermelho instaurado como estratégia para resguardar o interesse da coletividade na prevenção do contágio e no combate da propagação do novo coronavírus.

A chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da SMT, Cristina Sousa, está à frente das campanhas e reforça as medidas que devem ser respeitadas pela população.
Cristina Sousa esteve à frente da ação

“Nestas campanhas nós orientamos o motorista, o cobrador e os usuários a sempre usarem a máscara durante todo o trajeto. Essa é uma ação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que disponibilizou as máscaras para serem distribuídas aos usuários que forem identificados sem. Pedimos a população para que se mantenha em casa, saindo somente quando for necessário. E se precisar sair que não esqueçam de usar a máscara, pois estamos lidando com nosso bem maior: a vida”, orientou Cristina.

A próxima ação ocorrerá no Porto do DER em data a ser definida.
Horário especial de circulação dos transportes coletivos urbanos

Desde o dia 20 de janeiro, a SMT estabeleceu um horário especial de circulação dos ônibus, obedecendo o toque de recolher e a bandeira vermelha.

A programação dos horários está determinado: 6 às 15h - deverá ser mantida a operação habitual; 15 às 22h – circulação de todas as linhas urbanas e interdistritais com intervalo de 1 hora e meia entre os horários - 15h30; 17h; 18h30; 20h; 21h30 - tendo como base a Cabine de Fiscalização, localizada na Praça São Sebastião.

Após a viagem do último horário, 21h30, todos os veículos deverão ser recolhidos às garagens não sendo permitido circulação de nenhuma natureza e sob penalidades caso seja descumprido.

O ofício determina ainda que cabe as empresas manter nos veículos todos os protocolos de sanitização nas áreas comuns e de freqüente contato, bem como a exigência do uso de máscara, desinfecção dos veículos a cada viagem e vidros abertos.

“Todas essas medidas são necessárias para conseguirmos frear o contágio do novo coronavírus. Continuaremos com as fiscalizações para que as determinações sejam cumpridas”, salientou o secretário da Pasta, Paulo Jesus.

Blogdocarpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário