Header Ads




Vereador Antônio Aguiar pede ao prefeito Marcos Antônio gratuidade em transporte público em razão do ENEM em Mojui dos Campos


Vereador Antônio Aguiar – PSDB, autor do ofício.

Com as proximidades das provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e prevendo o deslocamento seguro e gratuito dos candidatos,
o vereador Antônio Aguiar (PSDB), solicitou por meio de ofício ao prefeito Marco Antônio – MDB,
que os candidatos que irão realizar o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, tenham direito a gratuidade no transporte público coletivo nos dias 17 e 24 deste mês, dias das provas.
O documento foi protocolado nesta segunda-feira (11) no gabinete do prefeito e o parlamentar espera ser atendido e com isso os jovens serem beneficiados.

Antônio Aguiar.

O vereador Antônio Aguiar, foi Secretário de Mobilidade e Trânsito na gestão passada e nos dois últimos anos conseguiu sensibilizar o prefeito da importância de transporte gratuito para os inscritos no Enem.

Nenhum estabelecimento de ensino de Mojuí dos Campos é credenciado para aplicação das provas.

Os horários do Enem são:

Abertura dos portões: antes, 12h; agora será às 11h30 (horário de Brasília)

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Término das provas 1º dia (17/1): 19h

Término das provas 2º dia (24/1): 18h30

Enem na pandemia

O Enem 2020 vai ser realizado nos 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital).

O Enem é utilizado para avaliar a qualidade do ensino médio no país e para seleção de estudantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O exame também serve para pleitear bolsa integral ou parcial em universidade particular através do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou para obtenção de financiamento do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O exame serve ainda o como certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 


Ao todo, 5.783.357 candidatos estão confirmados – o número é 13,5% maior do que a edição de 2019, que teve o menor número de candidatos em toda a história.

Medidas de prevenção
Uso obrigatório de máscaras para candidatos e aplicadores;
Disponibilização de álcool em gel nos locais de prova e nas salas (a quantidade total só será conhecida após a aplicação do exame);
Recomendação de distanciamento social no deslocamento até as salas de provas;
Identificação de candidatos do lado de fora das salas, para evitar aglomeração – haverá marcações no piso para ter distanciamento, caso haja fila;
Contratação de um número maior de salas: na edição de 2019 foram 140 mil locais de aplicação; agora serão 200 mil;
Salas de provas com cerca de 50% da capacidade máxima;
Candidatos idosos, gestantes e lactantes ficarão em salas com 25% da capacidade máxima; e
Higienização das salas de aulas, antes e depois do exame.

Blogdocarpê 

Nenhum comentário