Header Ads




SMT faz alerta quanto ao tráfego de idosos no transporte público

Os agentes de fiscalização atuam diariamente nos coletivos santarenos em cumprimento aos protocolos sanitários e a classificação do bandeiramento preto – lockdown
Crédito: Agência Santarém 

Os idosos costumam ser a faixa etária mais suscetível de contaminação a diversas doenças infectocontagiosas e com a covid-19 não é exceção. Existe uma série de fatores que contribuem para essa maior suscetibilidade. Entre eles está o fato de que o sistema imunológico do idoso, dependendo do estilo de vida adotado, vai ficando mais enfraquecido com a idade havendo diminuição de algumas funções imunológicas.

Pensando neste público, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) da Prefeitura de Santarém, faz um alerta para que os idosos permaneçam em casa, em isolamento social para proteger-se contra o novo coronavírus.

“Nossa maior preocupação ainda são os idosos. A gente sabe que só o fato de estar na rua, usar o transporte coletivo, ir a um mercado ou à padaria, é sempre muito arriscado. Embora eles gozem do benefício da gratuidade nos transportes, eles precisam ter consciência quanto a importância de não saírem de casa para continuarem protegidos contra esta doença”, ressaltou o gestor da SMT, Paulo Jesus.

A SMT prossegue mantendo as fiscalizações diárias nos coletivos santarenos em cumprimento aos protocolos sanitários e a classificação do bandeiramento preto – lockdown, instaurado pelo Governo do Pará em Santarém e demais regiões do Baixo Amazonas. A estratégia visa resguardar o interesse da coletividade na prevenção do contágio e propagação do novo coronavírus.

As normas regulamentadoras do transporte público foram estabelecidas pela SMT através da Ordem de Serviço nº 003/2021 e também da Portaria nº 006/2021, que regram o funcionamento e as medidas de segurança e prevenção que devem ser seguidas em todos os transportes públicos de passageiros de Santarém. Dentre outras, trata sobre o uso obrigatório de máscara, a necessidade da declaração de serviço essencial que deve estar de posse do passageiro, da disponibilização de álcool em gel, da desinfecção rotineira dos meios de transporte, etc.

O secretário informou ainda que todos os protocolos definidos estão sendo cumpridos e fiscalizados pela SMT. Nos ônibus, por exemplo, há informativos de que todos devem estar de máscara e que os passageiros devem ser transportados sentados para evitar aglomeração. “O objetivo do governo municipal é garantir a saúde dos santarenos. Essas ações são necessárias e precisam ser tomadas para evitar problemas maiores para a população”, declarou o secretário.

Fonte Agência Santarém 

Nenhum comentário