Header Ads




Prainha decreta situação de emergência por enxurradas após danos em quatro bairros

Prefeitura levou em consideração que enxurradas são 'bruscas, intensas e violentas'.
Cidade de Prainha, no oeste do Pará — Foto: Reprodução

Com pelo menos quatro bairros afetados diretamente com as consequências das chuvas, o município de Prainha, no oeste do Pará, decretou situação de emergência por enxurradas. Baseada em relatório técnico da Defesa Civil, a decisão por parte da prefeitura considerou que as enxurradas são 'bruscas, intensas e violentas'.

O decreto destaca ainda que topografia acidentada do município propicia o acúmulo de água nas partes mais altas e que ao se movimentar provoca as enxurradas. A Defesa Civil fez levantamento e apontou que os bairros mais afetados são Açaizal, São Sebastião, São Benedito e Paz.

Com a decretação de situação de emergência, o governo municipal autorizou a convocação de voluntários para reforçar as ações de respostas ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos para facilitar as ações de assistência à população afetada pelas enxurradas.

Enquanto vigorar o decreto ficam dispensadas de licitação a execução de contratos de aquisição de bens necessários às atividades de respostas ao desastre natural, de prestação de serviços e de obras, desde que sejam concluídas em até 180 dias.

A situação de emergência aguarda o reconhecimento por parte do Governo Federal.

Fonte G1 Santarém 

Nenhum comentário