Header Ads




Prefeitura e artesãos projetam feira do artesanato em Alter do Chão


Crédito: Ascom

A Prefeitura de Santarém através da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), reuniu-se nesta terça-feira (30), com a Associação Hippie Artistas do Chão (AHAC). A principal pauta levantada foi apresentação de proposta para implementação de uma feira artesanal padronizada no Distrito de Alter do Chão, além do debate de políticas públicas voltadas ao artesanato.

Estiveram presentes o titular da Semtur, Alaércio Cardoso; o 1º e 2º presidente da AHAC, Paulo Oliveira e Wilson de Jesus Silva, respectivamente e as secretárias Luana Cabral e Fernanda Cesário.

Segundo o gestor da pasta do Turismo, Alaércio Magalhães Cardoso, já existe dentro da programação da Secretaria um projeto que cria uma grande feira de artesanato dentro de Alter do Chão para contemplar os artesãos. "Recebemos o projeto da Associação e vamos alinhar com os setores responsáveis e ver no que podemos aderir ao pedido. Já há esse projeto e pretendemos executá-lo o mais breve possível. A Secretaria busca sempre receber demandas e tentar discutir a melhor estratégia para dar os melhores encaminhamentos, além de viabilizar políticas públicas que beneficiem os artesãos”, argumentou Alaércio.

A AHAC propõe fomentar a valorização do artesiano e do artesão de forma integrada, promovendo o fortalecimento das cadeias produtivas locais e da economia popular.

O artesanato é uma cadeia produtiva que conversa com uma grande parte do setor turístico, gerando renda para municípios e impulsionando o turismo local da cidade e segmentos. "Quando viajamos vamos sempre atrás de lembranças tipicamente regionais para presentear com coisas que lembram do nosso destino turístico visitado, precisamos explanar e mostrar muito o artesanato de Alter do Chão e de pessoas que moram lá e vivem dessa arte", finalizou o gestor da pasta.

Editor: Alanda Matos

Blogdocarpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário