Header Ads




Prefeitura distribui kits da alimentação escolar para creches da zona urbana de Santarém


Crédito: Ascom Semed

A Prefeitura de Santarém, através do Núcleo de Transporte e Logística da Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou na manhã desta quarta-feira (7), a distribuição dos kits de alimentação escolar de 2021 para creches, Unidades e Centros de Educação Infantil (Umeis e Cemeis) da rede municipal de ensino. Aproximadamente 44 toneladas de alimentos, incluindo 11 de proteínas, serão entregues até a próxima sexta-feira (9) beneficiando cerca de 5.300 crianças espalhadas pelas 38 unidades de educação.
Os kits para creches estão inseridos dentro do recurso de R$ 2.483.00,00 (dois milhões, quatrocentos e oitenta e três mil reais), recebidos do governo federal, para compra dos produtos. A coordenadora do Núcleo de Alimentação Escolar da Semed (NAE), Vanda Maia, lembra que a Percapta para um dia de alimentação da criança matriculada na creche custa para o governo R$ 1,07 (um real e sete centavos).

Além do kit alimentação, gestores, professores e pais dos alunos também estão recebendo orientações da Semed sobre práticas de higienização dos alimentos e a melhor forma de acondicionamento e armazenamento. De acordo com a nutricionista da Semed, Ana Paula Tavares, é importante que os pais sigam os critérios de higienização como, por exemplo, o local de armazenamento dos fardos que deve estar higienizado e sanitizado. Os alimentos não devem ser acondicionados no chão, a orientação é utilizar cadeiras e mesas. Outra dica é utilizar sacolas diferentes, uma para suprimentos industrializados e outra para gêneros da agricultura familiar. Essas e outras orientações estão no folheto explicativo enviado pela Semed aos gestores das escolas

A entrega dos kits começou na última terça-feira (6), pela região do rio Tapajós. Na região de rios, a próxima etapa será para os alunos do Arapiuns.

Encontro de capacitação

As orientações repassadas pela nutricionista da Semed, Ana Paula Tavares, são baseadas no treinamento oferecido pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). Denominado Encontro Técnico para Nutricionistas do PNAE 2021, o encontro ocorrido no último dia 25 de março com carga horária de 8 horas, abordou sobre práticas de manuseio e sanitização dos alimentos.

O objetivo do evento foi apresentar as novidades, atualizações e informações técnicas e práticas sobre a execução das ações de alimentação e nutrição para aprimorar a execução do PNAE.

Blogdocarpê 

Nenhum comentário