Header Ads




Acima da cota de alerta, cheia do rio Tapajós inunda ruas do centro de Santarém


Crédito: Reprodução 

De acordo com boletim da Defesa Civil do município de Santarém, região oeste do Pará, o rio Tapajós atingiu 7,92m, estando 0,82 centímetros acima da cota de alerta de 7,10m. Embora esteja 0,20 centímetros abaixo da cheia de 2009, que no mesmo período registrou 8,12m e é considerada uma das maiores cheias de todos os tempos, a cheia já provoca transtornos.

Desde a segunda-feira, 03 as cheias consecutivas das águas do rio Tapajós inundaram a principal avenida do centro da cidade, deixando autoridades administrativas em alerta. Comerciantes, motoristas e pedestres do centro da cidade dizem que a inundação das vias já está causando transtornos para a cidade., pois a enchente atrapalha o funcionamento das lojas e afasta os clientes.

O coordenador da Defesa Civil, Darlison Maia, afirma que cinco bombas já foram instaladas no local para ajudar a sugar a água da avenida e devolver ao rio. Segundo ele, "Além dessas, mais uma bomba será instalada, totalizando seis. Estivemos ontem e hoje no local juntamente com o prefeito Nélio Aguiar e os secretários Daniel Simões e Paulo de Jesus. Algumas vias estão sendo interditadas para evitar que carros trafeguem e joguem água para dentro dos comércios. Também serão construídas passarelas de madeira, para os pedestres trafegarem", informou.

Com informações do Portal Santarém

Nenhum comentário