Header Ads




Santarém 360 Anos: Seis personalidades são agraciadas com a Medalha “Osman Bentes”, na Câmara Municipal


A entrega da honraria ocorreu na tarde desta terça feira (15) no Plenário Vereador Benedito Magalhães durante sessão especial pelo aniversário de 192 anos da Câmara Municipal de Santarém. O evento faz parte da programação de 360 Anos de Santarém. Seis personalidades escolhidas pela Câmara Municipal receberam a homenagem: Professora José Maria Maia, que é secretária municipal de Educação, o Deputado Estadual José Maria Tapajós, os historiadores Cristovam Sena e padre Sidney Canto, o empresário e ex-vereador Fábio Chagas Lima, além da servidora da Câmara Raimunda Dourado, na função desde 1988.

O último ano que ocorreu a honraria foi em 2017 e teve como o autor do pedido, o então vereador Alaércio Magalhães Cardoso, hoje, Secretário Municipal de Turismo. “Em 2017, resgatei a mais importante honraria concedida pela Casa de Leis, a Comenda do Mérito Osman Bentes de Sousa por acreditar na importância que ela tem para o parlamento e para o município, estou feliz que o Presidente Ronan Liberal Júnior continuou realizando a entrega e junto com os seus pares, escolhendo nomes importantes para recebê-la”.
Medalha é a maior honraria do parlamento municipal

Participaram da cerimônia além do Prefeito Nélio Aguiar, os Secretários: Alaércio Magalhães Cardoso (Turismo); Nelcilene Lopes (Habitação); Ezequiel Aquino (Esporte e Lazer); o Chefe de Gabinete do Executivo, Alberto Portela; a Procuradora Geral do município, Paula Piazza e o Coordenador do Núcleo do Trabalho Técnico Social- NTTS, José Maria Lira, entre outras autoridades.

Para a secretária Maria José gratidão define o sentimento pelo reconhecimento recebido. “A certeza que nosso trabalho, dedicação e compromisso de alguma maneira contribuíram e permanece contribuindo com a vida das pessoas e com o desenvolvimento de nossa cidade”.
Erasmo Maia, Secretária Maria José e Ronan Liberal

Em 2016, concorreu como candidata pelo Democratas, a uma vaga no Poder Legislativo santareno, recebendo 4.038 votos, sendo a única Vereadora eleita para o quadriênio 2017 a 2020. E, nesse ano de 2021, após finalizar o seu mandato de vereadora, foi convidada pelo Prefeito eleito, Dr. Nélio Aguiar, para assumir o cargo de Secretária Municipal de Educação, ao qual declina total responsabilidade e interesse de promover uma educação de qualidade a todos os estudantes da rede municipal de ensino.

“Nosso trabalho só tem sentido porque visamos o coletivo e encontramos muita gente na nossa trajetória que nos apoiam, que acreditam nos nossos ideais e que nos dão as mãos, por que sozinhos não conseguimos ir muito longe e juntos fazemos muito mais e melhor. Sigamos acreditando no poder das nossas ideias e na força das nossas ações”, disse a Secretária.

Antes da solenidade de entrega da medalha o Presidente da Câmara Ronan Liberal Junior inaugurou o Painel Legislativo 2021.
Prefeito Nélio Aguiar lembrou que começou sua vida política no lesgislativo santareno: muito honrado

A programação de aniversário da Câmara contou ainda com a exibição de vídeos institucionais contando a história da Casa de Leis de Santarém, incluindo uma homenagem do governador Hélder Barbalho à Câmara.

O Prefeito Nélio Aguiar esteve participando da Sessão Solene e parabenizou a Câmara Municipal em nome do Presidente Ronan Liberal Júnior e dos demais 20 vereadores pelos 192 anos de fundação. Ele lembra que começou sua vida política no legislativo santareno.

“Comecei minha vida política nesta Casa e é um prazer retornar ao Parlamento em um momento festivo para agradecer o empenho de todos os vereadores, aqui vocês votam, discutem e aprovam matérias importantíssimas para o desenvolvimento do município. Nos meus 4 anos e 6 meses à frente de Santarém não tive do que me queixar, o parlamento está de parabéns”.

O Prefeito Nélio também contou um pouco de sua trajetória que começou como vereador e após três anos foi eleito Deputado Estadual, tendo a Câmara como sua base e alicerce na vida política. “Não tive medo de caminhar em outra direção, tive uma escola na Casa do Povo, pois aqui estão os verdadeiros representantes do povo, pessoas diferentes lutando por suas bases e seus ideais”, finalizou o gestor municipal.

A Medalha Osman Bentes de Sousa

A medalha do Mérito Legislativo Municipal ‘Osman Bentes de Sousa’ foi criada a partir do Decreto Legislativo nº 001/82, de 12 de maio de 1982 e tem por objetivo homenagear a memória do ex-vereador Osman Bentes, que por muitos anos exerceu esta função, com desprendimento e verdadeira dedicação aos interesses do povo santareno e sua terra. Esta medalha será conferida às pessoas que, por seus méritos, tenham prestado relevantes serviços à Câmara Municipal ou ao Município de Santarém.

Osman Bentes de Sousa foi vereador por 12 anos e faleceu em 20 de março de 1965, na cidade do Rio de Janeiro.

Aniversario da Câmara

A data de aniversário da Casa é 01 de junho, porém a comemoração especial ficou marcada para este dia 15, e pode ser realizada em qualquer dia deste mês de junho de cada ano; decisão foi tomada por meio de votação em plenário. Além das homenagens, durante a sessão especial também foi lançado o segundo volume do livro de memórias legislativas em alusão aos 192 anos da Câmara Municipal de Santarém. A Casa de Leis de Santarém é uma das mais antigas câmaras de vereadores do Brasil e também uma das que mais realiza sessões por semana, hoje acontecem de segunda a quarta-feira,

Lista de homenageados

-José Maria Tapajós- Deputado Estadual

O Deputado Estadual falou da honra por ser um dos escolhidos para receber a mais alta honraria da Câmara Municipal de Santarém. “Hoje, relembro com felicidade a oportunidade que o povo santareno me deu por estar 24 anos nesse Casa, foram seis mandatos e por 8 anos presidi essa Casa e tenho a certeza de que eu e meus Pares contribuímos muito não só para a Câmara, mas também para toda a sociedade Santarena. Hoje, sem dúvidas é um dia de festa e para uma pessoa pública receber a Medalha Osman Bentes de Sousa é de extrema alegria”.

-Maria José Maia- Secretária Municipal de Educação

Maria José Maia
Professora Maria José como é carinhosamente chamada até hoje pelos Pares da Casa de Leis se sentiu honrada em ser lembrada por seu trabalho realizado em prol de Santarém. “Gratidão define o sentimento que certamente todos nós sentimos pelo reconhecimento recebido. A certeza que nosso trabalho, dedicação e compromisso de alguma maneira contribuíram e permanece contribuindo com a vida das pessoas e com o desenvolvimento de nossa cidade”.

-Joaquim Cristovam de Andrade Sena- Historiador

Cristovam Sena relatou sua felicidade em receber a honraria, a principal honraria da Câmara Municipal de Santarém. “Fiquei lisonjeado com o convite do Presidente Ronan Liberal Júnior para receber tal honraria”

-Padre Sidney Augusto Canto Oliveira- Historiador

“Desejo que essa honraria seja dividia com os mais de 300 mil habitantes de Santarém, são diferentes pessoas que ajudam a contar a história do nosso município todos os dias e eu estou aqui, feliz por ser um dos escolhidos dentre tantos nomes da cidade e meu dever é continuar ajudando a contar essas histórias, essas mais de 300 mil histórias que contam e desenham a nossa Pérola do Tapajós”, disse Padre Sidney.

-Fábio Chagas Lima- Empresário e Ex Vereador de Santarém

Por motivos de saúde, o ex vereador foi representado por sua filha Dilvani Lima da Silva que agradeceu em nome de seu pai pelo reconhecimento pelos anos que foi vereador e Presidente da Câmara. “É um momento de gratidão, meu pai está muito feliz com essa honraria pois se doou e trabalhou muito em sua vida parlamentar”.

-Raimunda Dourado- Servidora da Câmara de Santarém desde 1988

Com lágrimas nos olhos de alegria, a servidora Raimunda Dourado falou da sua satisfação e alegria em poder receber essa tamanha honraria pelos seus serviços prestados à Câmara Municipal. “São 30 anos trabalhando nesse Poder sem ter faltado um único dia e pretendo voltar tu usar assim ainda por muitos anos. Agradeço ao Presidente Ronan Liberal Júnior e aos demais vereadores por me escolherem, eu trabalho com amor e alegria para mim é uma honra servir ao meu município”.

Blogdocarpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário