Header Ads




IBGE estima em 8,7 milhões a população do Pará em 2021


Crédito: Bruno Cecim/Agência Pará

Nesta sexta-feira, 27, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou as Estimativas da População para os Municípios e Unidades da Federação referentes ao ano de 2021. De acordo com o relatório, o Pará possui população estimada em 8,7 milhões de pessoas neste ano, consolidando-se mais uma vez como o estado mais populoso da região Norte, que possui população estimada em 18,9 milhões de pessoas.

A estimativas que são realizadas anualmente servem para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, além de outros indicadores nacionais e regionais. No levantamento foi apontado que a capital praense, Belém, permanece sendo a líder do estado em população, com 1.506.420 habitantes, seguida pelos demais municípios da Grande Belém. Outras localidades que ganham destaque na projeção são as cidades de Santarém, Marabá, Parauapebas e Cametá. A população paraense representa 4,1% da população do Brasil.

Efeitos da covid-19

O IBGE destacou no anúncio que as Estimativas da População deste ano foram calculadas de acordo com a última revisão das Projeções da População do ano de 2012. Logo, os números não representam os impactos da pandemia da covid-19. ATé o momento, acredita-se que o aumento das mortes e a queda dos nascimentos devem reduzir os totais populacionais em relação aos totais previstos nas projeções utilizadas como base no cálculo das estimativas do ano de 2021.

Fonte Roma News 

Nenhum comentário