Header Ads




Jovem de 18 anos morre após receber descarga elétrica enquanto usava o celular, em Santarém

Caso aconteceu na região do Eixo Forte na madrugada deste domingo (29). Samu chegou a socorrer Radja Ferreira, mas ela não resistiu às complicações.
Jovem de 18 anos morre após receber descarga elétrica enquanto usava o celular, em Santarém — Foto: Reprodução/Facebook 

Uma jovem de 18 anos morreu após receber descarga elétrica em Santarém, no oeste do Pará. O caso aconteceu na madrugada deste domingo (29) na comunidade São Francisco do Caparanari, na região do Eixo Forte. A vítima foi identificada como Radja Ferreira de Oliveira.

De acordo com o enfermeiro do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Adilson Soares, as equipes foram acionadas pelo NIOP e ao seguir para o local da ocorrência encontraram no caminho com populares que prestaram os primeiros e levavam a jovem ao hospital.

"Ela já estavam sem sinais vitais, não apresentava mais os sinais de vida. O médico constatou que ela estava em óbito", disse.

A mãe de Radja Ferreira contou às equipes que a jovem estava mexendo no celular conectado à tomada quando um raio caiu e a descarga elétrica acabou atingindo-a. Radja ficou desacordada e foi socorrida pelos familiares, mas não resistiu.

Casos em Curuá

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida depois de serem atingidas por descargas elétricas em Curuá, no oeste do Pará. Os incidentes aconteceram durante um temporal em diferentes comunidades no dia 25 de agosto.
Raimundo Brito (à esquerda) foi hospitalizado e Semeão Tavares (à direita) morreu vítima de descarga elétrica — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Identificada como Semeão Tavares, que morava no Distrito Apolinário, a vítima falava ao telefone quando foi atingida pela descarga elétrica, segundo populares. Profissionais que saúde ainda chegaram a socorrê-lo, mas constataram a morte.

A outra vítima foi atingida na comunidade Macurá. O vereador Raimundo Brito (PP), de 35 anos, estava depenando um pato dentro de casa quando raios atingiram a residência. O homem foi atingido pela descarga elétrica, mas ainda conseguiu pedir ajuda e foi levado ao Centro de Saúde.

Orientações

É comum, atualmente, o uso do celular enquanto está carregando na tomada devido as pessoas passarem a maior parte do dia conectadas. Entretanto, especialistas alertam para riscos de acidente em decorrência desse hábito que pode levar a pessoa à morte.

O uso do celular conectado ao carregador pode causar explosões ou descargas elétricas por causa do aquecimento do aparelho durante o carregamento da bateria, especialmente em celulares com as opções de carga "rápida" ou "turbo".

A grande quantidade de energia e volts utilizadas na ação pode ser transmitida para o usuário, em caso de falha de isolamento no carregador, descargas elétricas ou sobrecargas na rede, que causam instabilidades na tensão das tomadas.

Durante tempestades, a recomendação é para que não seja utilizado celular que estiver recebendo carga e nenhum outro eletrodoméstico. As descargas elétricas podem penetrar na rede elétrica e atingir o carregador do telefone, ou de outro equipamento eletrônico. Eventuais instabilidades na rede elétrica também podem facilitar a passagem de corrente através do carregador

Fonte G1 Santarém 

Nenhum comentário