Header Ads




Pacientes do Hospital de Campanha de Santarém participam de oficina de pintura em tela

Projeto 'Colorir' propicia a redução do estresse e da ansiedade dos pacientes, além de auxiliar na expressão dos sentimentos e sensações.
Pacientes na área externa da Unidade participando da oficina

A arte pode ser representada de várias formas, entre elas, na música, na escultura, na pintura, no cinema ou na dança. Todas essas formas de expressão artística buscam estimular a criatividade e proporcionar lazer e bem-estar para a mente e o corpo. Por esse motivo, o Hospital de Campanha de Santarém (HCS) propôs para os pacientes, com quadro estável, a atividade de pintura em tela, por meio da oficina intitulada 'Colorir'. A equipe psicossocial acompanhou 10 pacientes que ficaram cerca de 30 minutos na área externa da Unidade. Na oportunidade vários quadros foram pintados de forma livre.

Todos ficaram embaixo de uma árvore, ao ar puro, música ambiente e cavaletes com as telas, esse cenário foi escolhido de forma planejada a fim de deixar os participantes à vontade para criar. Segundo a psicóloga Narjara Dantas, a proposta da oficina é deixar os pacientes pintarem o que quiserem.

Para a paciente Francisca Mendonça cada tela pintada tem um significado diferente. Ela afirma que as imagens escolhidas falam por meio de cores e formas. "Eu pintei um pôr do sol. Essa paisagem me mostrou que preciso valorizar mais as coisas lá fora. Devido ter passado pelo isolamento aqui, vou valorizar mais as coisas simples, como contemplar a natureza", disse Francisca.
A paciente Francisca Mendonça escolheu o pôr do sol para se expressar

Já para o paciente Augusto dos Santos a imagem escolhida para a pintura da tela foi um passeio no fim de tarde com a esposa e a filha debaixo de um guarda-chuva, que para ele simboliza a proteção de Deus. "Sem dúvidas eu vou guardar esse quadro. Mesmo eu estando aqui, sei que Deus está cuidando de mim e da minha família. O quadro vai ficar na parede da minha sala por anos e anos como símbolo da minha recuperação", enfatizou Augusto.
Paciente Augusto dos Santos retratou fé e família no quadro

A oficina foi ministrada pelo colaborador da Unidade e também artista plástico, Lucenildo Oliveira, que preparou todo o material necessário e ensinou algumas técnicas básicas de pintura para os participantes. Para ele, a experiência de dividir o conhecimento foi um presente para ambos.

"Para mim foi uma grata surpresa, pois além de ensinar eles a se expressarem através da minha paixão que é a arte, aprendi muito com eles. Foi emocionante o resultado das telas pintadas expressando sentimentos e sensações de maneira tão emotiva', pontuou o artista.

Sobre o projeto

A psicóloga do Hospital de Campanha enfatiza que as emoções que os seres humanos experimentam têm um papel fundamental nos ambientes em que atuam. Segundo Narjara, o projeto 'Colorir' traz inúmeros benefícios para os internados como a redução do estresse e da ansiedade, auxilia também na expressão dos sentimentos e sensações, na socialização dos pacientes com os colegas de leito, além de distrair a mente.
Pacientes com as obras de arte finalizadas

A oficina é realizada uma vez por semana e cada sessão dura 30 minutos. A oportunidade mostra muito do que os pacientes estão pensando. "Eles acabam trabalhando as emoções através de tinta e pincel, onde cada tela tem um significado único para quem pinta. A gente sente a alegria e satisfação desse paciente que tem uma melhora satisfatória até na autoestima e vitalidade', explicou a psicóloga.

O HCS é fruto de parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura de Santarém. É gerido pelo Instituto Social Mais Saúde.

Blogdocarpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário