Header Ads




Prefeito de Santarém solicita vacina da Pfizer/BioNtech ao Ministério da Saúde para segunda dose

Pedidos solicitam a vacina para aplicação da 2ª dose visando atender público que aguarda a finalização do ciclo vacinal
O prefeito Nélio Aguiar enviou no dia 11 de agosto um ofício ao Ministro da Saúde Marcelo Queiroga no qual renova a solicitação de envio urgente de doses suficientes da vacina Pfizer/BioNtech para atender o público que aguarda a aplicação da 2ª dose e assim concluir o ciclo vacinal em Santarém. O ofício Nº 0590/2021 faz menção a um anterior enviado no último dia 4 de agosto, ofício Nº 0570/2021, sobre o mesmo assunto.

Os documentos fazem menção a premente necessidade de concretizar a eficácia da vacina com a dose de reforço, tendo em vista que a data para aplicação da 2ª dose se aproxima, e, no entanto, não há informação de repasse, o que pode implicar em possível ruptura do ciclo vacinal de 19.890 pessoas.

Para que o esquema vacinal seja completo devem ser administradas duas doses da vacina com intervalo mínimo de 21 dias e máximo de 90 dias entre elas. A segunda dose ou dose de reforço possibilita o aumento da proteção, com a agilidade na produção de anticorpos e a garantia da imunidade por um período de tempo maior.

Vacinação em Santarém

O último balanço vacinal publicado pelo Vacinômetro no site do Ministério da Saúde registrou que até esta sexta-feira, 13, 168.675 doses foram aplicadas. Desse quantitativo, 115.569 pessoas receberam a 1ª dose e 53.106 a 2ª, e dose única.

A atual fase da campanha de vacinação em Santarém avançou para a faixa etária de 18 anos ou mais com administração da 1ª dose. A 2ª dose está sendo aplicada em quem tomou a vacina coronavac.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário