Header Ads




Com poesia, música e banho de cheiro, Quilombo de Murumuru recebe escola ampliada e reformada

A todos aqui presente/um bom dia com muito axé; saudamos a essa mesa/em nome da professora Maria José.

Queremos agradecer/as nossas autoridades; por reconhecerem nossa luta/pela comunidade.
Foi com essa saudação em forma de verso feita pela presidente da comunidade remanescente de quilombo Murumuru, Maria Caetano, e banho de cheiro na chegada ao local que o prefeito Nélio Aguiar entregou na manhã desta quarta-feira (8) a ampliação e reforma da Escola Afro Amazônida, localizada no planalto santareno.

A escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Afro Amazônida iniciou as atividades em 2 de agosto de 1944, inicialmente chamada de Escola Municipal Nossa Senhora da Guia. O atual prédio, inaugurado em 18 de junho de 2005, já com o novo nome de Escola Afro Amazônida, foi também a primeira escola construída com verba federal em um quilombo de Santarém.

Exatos 16 anos depois o educandário ganha ampliação de secretaria, diretoria, laboratórios de informática e de ciências, biblioteca, adaptação de bloco de serviço e reforma geral. Um investimento de R$ 697.972,21 em recursos do Fundeb.
Uma nova realidade para os 205 alunos atendidos em dois turnos (matutino e vespertino) sendo 111 no ensino fundamental e 94 no Sistema Médio Modular de Ensino (SOME).

O gestor da escola Josivan de Jesus Laurindo externou sua emoção em forma de agradecimento a todos os parceiros e organizações envolvidas na conquista. O agradecimento veio em forma de música com apresentação da Banda Marcial Afro Amazônida, em forma de carimbó, com alunas da escola e de poesia, declamada por dona Maria Caetana.
A Secretária de Educação Maria José Maia lembrou que é a segunda escola entregue pela gestão com laboratório de ciência (a outra foi na escola Antônio Pereira da Silva, comunidade Santarém-Miri). Destacou também obras entregues em outras comunidades da região como Perema, Ipaupixuna, Igarapé-Açu, entre outras.

Em sua fala, a secretária anunciou uma novidade aos presentes.

“Já foi autorizado pelo nosso prefeito a reforma da escola Santo Antônio do Jacamim e a construção de uma nova escola na comunidade São Francisco da Cavada, uma vez que lá tem apenas uma sala e funciona do 1º ao 9º ano, então Cavada vai ser totalmente construída”, confirmou a gestora da educação.
O prefeito Nélio Aguiar destacou a importância da educação.

“Pra todos nós que somos pais a prioridade máxima pros nossos filhos, o que mais nós queremos pros nossos filhos, o que mais investimos nos nossos filhos é na educação, a gente sabe a importância disso porque é a educação que transforma as pessoas e é por isso que o nosso governo reconhece e valoriza os nossos profissionais da educação. A gente paga o piso salarial, a gente cumpre rigorosamente o que tá no plano de cargos e carreira (PCCR), a gente paga a progressão vertical, a gente prioriza o pagamento dos servidores sendo os primeiros a receber o salário, isso é uma forma de reconhecimento e gratidão por vocês cuidarem tão bem das nossas crianças”, disse o gestor.

A maratona de entrega de escolas reformadas e ampliadas continua nesta quinta-feira (9). Às 16h o prefeito estará na comunidade Pajuçara na cerimônia de entrega da escola Nossa Senhora de Nazaré. Na sexta (10), a comitiva segue para a região do Lago Grande onde serão entregues mais três escolas, Nossa Senhora do Carmo (Peré Paraíso), Nossa Senhora da Salvação (Peré Salvação) e Osman Bentes (Aninduba).
Em 2021, a atual gestão já entregou 27 obras, sendo 25 escolas e dois ginásios esportivos.

Presentes na programação o vereador Erasmo Maia, secretário Emir Aguiar, chefe de gabinete Alberto Portela.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

Nenhum comentário